Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Previsão da produção de alimentos compostos na UE para 2025

A produção de rações na UE deverá manter-se estável em 2025, com um ligeiro aumento de 0,4% em relação a 2024, apesar dos desafios económicos e regulamentares.

Mercado de producción de piensos compuestos de la UE para 2025. Fuente:FEFAC.
Mercado de producción de piensos compuestos de la UE para 2025. Fuente:FEFAC.
23 Dezembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O relatório sobre as previsões de produção de alimentos compostos na UE para 2025, publicado pelos especialistas de mercado da FEFAC, estima que a produção de ração atinja 147,5 milhões de toneladas, representando um aumento de 0,4% em comparação com 2024. Este ligeiro aumento reflete a estabilidade na maioria dos sectores da produção animal, apesar dos crescentes desafios económicos, geopolíticos, regulamentares, ambientais e relacionados com doenças animais.

A produção de rações para suínos na UE deverá atingir 47,339 milhões de toneladas em 2025, uma ligeira quebra de 0,5%. A produção na Alemanha e em França deverá diminuir 1,9% e 1,6%, respectivamente, enquanto os Países Baixos deverão sofrer uma queda acentuada de 10%. Espanha, o maior produtor, deverá estabilizar nas 13,2 milhões de toneladas. Portugal deverá registar um aumento de 1,8% e a Polónia, de 2,7%. A Irlanda deverá crescer 3,2%, enquanto a Hungria deverá sofrer uma queda de 3,2%. No geral, a perspetiva é de estabilidade, com alguns países a apresentarem crescimento (Eslovénia +0,6% e Bulgária +9%), enquanto outros enfrentam quedas contínuas na produção devido a alterações estruturais e pressões causadas pela peste suína africana (PSA).

O sector das rações para aves deverá crescer em 2025, apesar da pressão contínua da Gripe Aviária (IA), com um aumento projectado de 1,5%, atingindo 50,653 milhões de toneladas. A Espanha e a Bélgica deverão apresentar um crescimento robusto de 5,8% e 5%, respetivamente. A produção em França deverá aumentar 1%, para 8,143 milhões de toneladas, enquanto a Polónia deverá registar um aumento de 2,3%, para 7,44 milhões de toneladas.

A produção de rações para bovinos na UE está prevista em 41,585 milhões de toneladas, sem alterações significativas em relação ao ano anterior. No entanto, alguns países, como a Alemanha (+3%) e a Polónia (+3,9%), deverão registar aumentos, enquanto a Espanha, o maior produtor de rações para bovinos, prevê uma diminuição de 3%.

O relatório destaca ainda que, apesar da incerteza do mercado, o sector dos alimentos compostos na UE mantém-se resiliente, com uma forte ênfase na adaptação às alterações regulamentares e na gestão dos impactos de doenças animais como a Febre Aftosa e a Peste Suína Africana.

Com um mercado de rações avaliado em 63 mil milhões de euros e mais de 100.000 trabalhadores em cerca de 3.200 unidades de produção em toda a UE, o sector continua a ser um pilar fundamental da economia agro-alimentar europeia. A previsão para 2025 reflecte tanto a força do sector como a necessidade de adaptação aos desafios económicos e ambientais a longo prazo.

12 de dezembro de 2025/ FEFAC/ União Europeia.
https://fefac.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados