X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Parecer da EFSA sobre bem-estar dos porcos durante abate

A maioria das questões que colocam em risco o bem-estar dos porcos durante o abate deve-se a capacidades inadequadas de pessoal e instalações mal projetadas e construídas.

19 Junho 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O parecer científico publicado é o mais recente de uma série de avaliações actualizadas sobre o bem-estar dos animais no abate, solicitadas pela Comissão Europeia. Nele, a EFSA propõe medidas para enfrentar os riscos de bem-estar animal mais frequentemente associados ao abate de porcos utilizados na produção de alimentos.

O novo parecer fornece uma visão abrangente que abrange todo o processo de abate de porcos, desde a chegada e descarga dos animais, passando pelo atordoamento, até o sangramento e o abate. Identifica uma série de riscos que dão origem a problemas para o seu bem-estar, como stress por calor, sede, um longo período de fome e dificuldade em respirar, e propõe medidas preventivas e corretivas na medida do possível.

Como no parecer anterior sobre aves de capoeira, a maioria dos riscos (29 em 30 identificados) são uma consequência da falta de pessoal devido a factores como falta de formação e fadiga. Podem ser tomadas medidas preventivas para todos os perigos, de acordo com a EFSA, que identificou que o maneio do matadouro desempenha um papel crucial na prevenção.

welfare EFSA Scientific Opinion: Welfare of pigs at slaughter

17 de Junho de 2020/ EFSA/ União Europeia.
https://www.efsa.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados