X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Japão: actualização do mercado suíno em 2023

Censo, exportações e importações de carne de porco no Japão até à data em 2023.

8 Setembro 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A partir de 1 de fevereiro de 2023, o censo de suínos do Japão aumentou ligeiramente em 0,4% em comparação com 2022, embora o número total de produtores tenha diminuído 6%, uma vez que muitas explorações de suínos de pequena e média dimensão saíram do mercado ou fundiram-se.

A inflação dos custos de produção continua a ser um problema. No período de três anos até Maio de 2023, o custo médio dos alimentos para animais aumentou 51%. A ajuda do MAFF compensa parcialmente o aumento dos custos. Também ajuda o facto de o preço da carcaça se situar a níveis historicamente elevados. A indústria da carne espera que a forte procura interna de carne de porco a retalho continue a apoiar o preço da carcaça.

No primeiro semestre de 2023, os porcos foram abatidos com mais peso, reduzindo o total de abates em 2%. No mercado japonês, as carcaças mais pesadas podem obter um preço mais elevado por quilo, o que compensa o custo da alimentação adicional necessária. Os preços elevados das carcaças fizeram com que o peso médio das carcaças em 6 meses aumentasse para 79,5 kg.

Em 2023, o impacto da Peste Suína Clássica foi reduzido: foram registados apenas dois casos e abatidos 2 950 suínos.

As vendas a retalho de carne de porco e produtos à base de carne de porco, de Janeiro a Junho de 2023, excederam os níveis anteriores à COVID-19. Em comparação com 2019, o consumo de carne de porco em 2022 e durante os primeiros 5 meses de 2023 aumentou 7% em volume, apesar de os preços de retalho terem sido mais elevados em 12% em 2022 e 16% em 2023.

As importações de carne de porco do Japão, em 2023, estão a cair abaixo dos níveis de 2022, que tinham sido impulsionados pelas importações espanholas de carne de porco congelada. As importações de carne de porco refrigerada estão em equilíbrio com a procura actual: parte da substituição de carne de bovino por carne de porco é compensada por custos de importação mais elevados devido ao iene mais fraco em 2022 e 2023. Por outro lado, os elevados preços das carcaças no mercado interno também impulsionam a procura de carne de porco importada, pelo que a procura de importação deverá manter-se forte até ao final de 2023. As importações de produtos preparados de carne de porco nos primeiros 6 meses de 2023 são estáveis em termos anuais, mas a FAS/Tokyo prevê um crescimento em 2023 e 2024, à medida que os cortes tarifários entram em vigor, especialmente para a carne de porco picada e temperada, que se destina principalmente à produção de salsichas.

18 de Agosto de 2023/ USDA/ Estados Unidos da América. https://apps.fas.usda.gov

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados