No âmbito da Estratégia Nacional para as Proteínas Vegetais, o Ministério da Agricultura e Soberania Alimentar anunciou o apoio a dez projectos vencedores através do aviso "Projetcos Territoriais para o Sector das Leguminosas", lançado a 28 de Junho de 2024. Esta iniciativa, apoiada pelo Fundo de Planeamento Ecológico, irá mobilizar 11,7 milhões de euros para reforçar a produção local de proteína vegetal em França.
Estes projectos colectivos visam estruturar sectores em redor das leguminosas, tanto para consumo humano como animal. Envolvem vários elos, desde a produção ao processamento, e incluem investimentos em triagem, armazenamento, fabrico de protótipos e engenharia da cadeia de abastecimento. Os vencedores incluem Berry Graines, Texipro, Vivescia, Axereal, 3BC, Bioalva, Terrena, Déshyouest, Trescartes & Pissier e Terres Univia.

Os projectos seleccionados abrangem todo o país e prosseguem objectivos complementares: desenvolver ferramentas industriais inovadoras, melhorar a rastreabilidade e a qualidade das leguminosas, apoiar a diversificação das culturas e as oportunidades para os agricultores e aumentar a presença das leguminosas no sector alimentar.
De acordo com a Ministra Annie Genevard, estas iniciativas reflectem "um compromisso notável das partes interessadas" e irão acelerar a soberania alimentar da França, ao mesmo tempo que abordam os desafios ambientais. Até à data, já foram plantados mais de um milhão de hectares com culturas ricas em proteína vegetal. O objetivo é atingir 10% da área agrícola utilizável dedicada a estas culturas até 2030.
2 de Julho de 2025/Ministério da Agricultura e da Soberania alimentar/França.
https://agriculture.gouv.fr/