X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

França: a CE reconhece o "Presunto de Kintoa" como DOP

A Comissão Europeia aprovuo o pedido de inclusão do "Presunto Kintoa" no registo de Denominações de Origem Protegidas (DOP).

24 Julho 2019
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O "Presunto de Kintoa" é um presunto seco com pimento da "DOP de Pimento de Espelette" e que se produz nalguns municípios das Landas e dos Pirinéus Atlânticos no sudoeste de França, território que corresponde globalmente ao País Basco francês.

O termo "Kintoa" tem a sua origem no direio de montanheira para porcos, comummente chamado quinta direita, definido pelos Reis de Navarra desde, pelo menos, o século XIII sobre os porcos conduzidos na transumância nas montanhas reais de Navarra. Os Reis ficavam assim com um porco de cada cinco, daí o nome dado a este direito. O "Presunto de Kintoa" provém de um porco Pie-Noir do País Basco, uma raça especialmente adaptada ao clima de montanha. Este novo nome irá juntar-se a mais de 1450 produtos alimentícios que já estão protegidos, cuja lista está disponível na base de dados DOOR.

Terça-Feira, 2 de Julho de 2019/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista