X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: o Ministério da Agricultura atribui o “Prémio Alimentos de Espanha para o Melhor Presunto 2016”

Na modalidade “Presunto de Bolota Ibérico”, o vencedor foi o Presunto de Bolota 100% Ibérico “Encinares del Sur” da DOP Los Pedroches, apresentado por Dehesas Reunidas, S.L., de Belmez (Córdoba).

29 Dezembro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Ministério da Agricultura e Pescas, Alimentação e Meio Ambiente atribuiu o “Prémio Alimentos de Espanha para o Melhor Presunto 2016”, nas suas categorias “Presunto de Bolota Ibérico” e “Presunto Serrano ou outras Figuras de Qualidade Reconhecida”. Estes galardões são incluidos este ano, pela primeira vez, nos “Prémios Alimentos de Espanha” e em cujo concurso participaram 43 transformadores com 18 presuntos da primeira modalidade e 25 da segunda.

O Ministério pretende, com este reconhecimento, promover o presunto de qualidade e melhorar a sua imagem e posicionamento nos mercados.

Modalidade: “Presunto de Bolota Ibérico”

Na modalidade “Presunto de Bolota Ibérico”, o vencendor foi o Presunto de Bolota 100% Ibérico “Encinares del Sur” da DOP Los Pedroches, apresentado por Dehesas Reunidas, S.L., de Belmez (Córdoba)..

Modalidade: “Presunto Serrano ou outras Figuras de Qualidade Reconhecida”

O prémio recaiu no “Presunto Serrano Añejo Hembra”, da Especialidade Tradicional Garantida Presunto Serrano, apresentado por Nico Jamones, S.L., de Ciudad Real.

Procedimentos de selecção

Para o procedimento de selecção das amostras, o Ministério contou com a colaboração do IRTA (Instituto Público de Investigación y Tecnología Agroalimentaria de la Generalitat de Catalunya) na organização e logística da recepção das amostras e nas sessões de avaliação sensorial. Foram realizadas por peritos do IRTA bem como do Serviço de Análises e Inovação em Alimentos de Origem Animal da Universidade da Estremadura (SIPA) e outros propostos pelo sector, todos eles de reconhecido prestígio.

Em todo o processo, como é habitual nos “Prémios Alimentos de Espanha” em todas as suas modalidades, foi garantida a traçabilidade e o anonimato das amostras. A avaliação sensorial teve duas fases: visual para avaliar o aspecto exterior e o do corte e olfato-gustativa que permite reconhecer o aroma, sabor, textura e outras sensações na boca, persistência e gosto residual e a impressão global.

Os galardões serão entregues num acto público convocado para o efeito.

Sexta-Feira, 16 de Dezembro de 2016/ MAPAMA/ Espanha.
http://www.mapama.gob.es/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista