O Departamento de Agricultura, Pecuária, Pescas e Alimentação (DARPA) informou hoje novos casos positivos de peste suína africana (PSA), confirmados esta manhã pelo laboratório de referência do Ministério da Agricultura.
Um total de 18 animais foram encontrados mortos, 4 deles perto do foco 1 e 14 perto do foco 11, todos localizados dentro da zona de alto risco definida por um raio de 6 quilómetros em redor dos casos iniciais. Estes novos casos elevam o número total de focos reportados para 13, dos quais 3 são primários e 10 secundários, envolvendo um total de 47 animais positivos. Além disso, outros 530 animais foram analisados e testaram negativo, dos quais 234 foram capturados em armadilhas e 296 foram amostrados por vigilância passiva (carcaças inteiras ou restos encontrados no ambiente natural ou animais com sintomas abatidos) na área infectada de 20 km de raio e seus arredores.


Estes resultados positivos correspondem a deteções acumuladas dos dias anteriores e não a um aumento súbito de casos. Esta notificação conjunta explica-se pela concentração de feriados durante o período natalício e pela intensificação do rastreio de contactos e da vigilância ativa que se tem mantido em toda a região durante estas semanas.
De salientar que não existem casos em explorações e que todas as deteções correspondem exclusivamente à fauna selvagem, dentro dos programas de vigilância ativa já estabelecidos.
Nas últimas duas semanas, as unidades caninas do Corpo de Agentes Rurais, juntamente com outros serviços envolvidos, intensificaram as buscas nos ribeiros ligados aos dois focos positivos detetados no final de novembro. A operação, reforçada com helicópteros e drones, concentrou-se em zonas de difícil acesso de Cerdanyola del Vallès e Sant Cugat del Vallès. Este trabalho levou à descoberta de novas carcaças de javalis, sem evidência de mortes anteriores à declaração do foco principal, confirmando que estes animais morreram após a deteção dos casos iniciais.
Num raio de 6 quilómetros, o Departamento ativou o seu grupo de peritos e vai promover a convocatória da Mesa Redonda sobre Javalis, que se reunirá na quarta-feira, dia 7, com a participação de representantes do Ministério, de diversas entidades, agências governamentais e outros interessados. A reunião servirá para reforçar a coordenação, definir objectivos comuns e acordar novas medidas de gestão e controlo.
5 de janeiro de 2026.
DARPA/ Generalitat de Catalunya.
https://govern.cat/salapremsa/
MAPA/ Espanha.


