Leia este artigo em:

EFSA avalia riscos da presença de fumonisinas nas rações

A Comissão Europeia pediu à Autoridade Europeia de Segurança Alimentar um parecer científico sobre os riscos para a saúde animal relacionados com a presença, nas rações, de fumonisinas.

2ª feira 11 Junho 2018 (há 2 meses 10 dias)
gosto

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), em resposta a um pedido da Comissão Europeia, publicou um parecer científico sobre os riscos para a saúde animal relacionados com a presença, nas rações, de fumonisinas e as suas formas modificadas e ocultas, produzidas principalmente pelos fungos Fusarium verticillioides e Fusarium proliferatum, que se produzem principalmente em cereais, especialmente no milho.

As fumonisinas B1 (FB1), FB2 e FB3 são as formas mais comuns de fumonisinas nas rações, têm o mesmo modo de acção e um perfil e potencial toxicológico semelhante e foram incluídas na avaliação realizada pela EFSA.

Para as fumonisinas, o painel da EFSA identificou um "Nível Sem Efeito Adverso Observável" (NOAEL) para o gado bovino, suíno, aves (frango, patos e perús) e cavalos e um "Nível Mínimo de Efeitos Adversos Observáveis" (LOAEL) para peixes (extrapolados da carpa) e para os coelhos. Não se conseguiram identificar pontos de referência para ovelhas, cabras, cães, gatos. A exposiçao dietética às FB 1-3 foi avaliada em 18140 amostras de rações que representavam a maioria das matérias-primas alimentares com presença potencial de fumonisinas. As amostras foram recolhidas entre 2003 e 2016 procedentes de 19 países europeus diferentes, se bem que a maioria procedentes de quatro Estados Membros.

Para os porcos, o risco de efeitos adversos para a saúde do consumo de rações que contêm fumosinas foi considerado baixo para os porcos expostos a níveis médios, mas de possível preocupação para os animais expostos a níveis no percentil 95.

É recomendado fazer mais estudos e recolher mais dados sobre a presença e os efeitos adversos das fumonisinas modificadas e ocultas, assin como chegar a um método de consenso para a determinação analítica das fumonisinas ocultas.

Sexta-feira, 25 de Maio de 2018/ EFSA/ União Europeia.
https://www.efsa.europa.eu

Notícias

Aumenta produção de suínos franceses12-Jun-2018 há 2 meses 9 dias

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

27-Jul-201820-Jul-201813-Jul-201806-Jul-2018

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui