X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Dinamarca elimina gradualmente confinamento de porcas

A nova legislação elimina gradualmente a imobilização de porcas em jaulas de parto.

14 Janeiro 2026
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A partir de agora, as porcas na Dinamarca deverão ser alojadas soltas nas jaulas de parto – excepto por um curto período durante o parto, quando o risco de esmagamento dos leitões é maior. Ao mesmo tempo, estão a ser impostas exigências quanto ao tamanho da jaula, o que, entre outras coisas, garante melhores oportunidades para a porca realizar o seu comportamento natural de nidificação.

A nova legislação, que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2026, define a direcção para a eliminação gradual da prática generalizada de confinar porcas em jaulas de parto. A utilização das jaulas de parto existentes será eliminada gradualmente com um período de transição de 15 anos, para que o plano não configure uma expropriação.

As regras decorrem do acordo de bem-estar animal "Juntos pelos Animais", assinado pelo governo a 9 de Fevereiro de 2024.

A partir de agora, a porca e os leitões também devem ter pelo menos 6,5 metros quadrados de área. Além disso, pelo menos 3 metros quadrados desta área devem ser compostos por piso sólido ou drenado, o que, entre outras coisas, garante melhores condições para a porca realizar o seu comportamento natural de construção do ninho.

1 de Janeiro de 2026/ Ministério da Alimentação e Agricultura/ Dinamarca.
https://fvm.dk

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados