A partir de agora, as porcas na Dinamarca deverão ser alojadas soltas nas jaulas de parto – excepto por um curto período durante o parto, quando o risco de esmagamento dos leitões é maior. Ao mesmo tempo, estão a ser impostas exigências quanto ao tamanho da jaula, o que, entre outras coisas, garante melhores oportunidades para a porca realizar o seu comportamento natural de nidificação.
A nova legislação, que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2026, define a direcção para a eliminação gradual da prática generalizada de confinar porcas em jaulas de parto. A utilização das jaulas de parto existentes será eliminada gradualmente com um período de transição de 15 anos, para que o plano não configure uma expropriação.

As regras decorrem do acordo de bem-estar animal "Juntos pelos Animais", assinado pelo governo a 9 de Fevereiro de 2024.
A partir de agora, a porca e os leitões também devem ter pelo menos 6,5 metros quadrados de área. Além disso, pelo menos 3 metros quadrados desta área devem ser compostos por piso sólido ou drenado, o que, entre outras coisas, garante melhores condições para a porca realizar o seu comportamento natural de construção do ninho.
1 de Janeiro de 2026/ Ministério da Alimentação e Agricultura/ Dinamarca.
https://fvm.dk





