A 23 de Outubro de 2025, após intensas discussões entre o Ministério Federal Alemão da Alimentação, Agricultura e Protecção do Consumidor (BMLEH) e o Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais da Coreia (MAFRA), a República da Coreia levantou a proibição de importação de carne de porco da Alemanha devido à Febre Aftosa.
Após a detecção de Febre Aftosa na Alemanha, em Janeiro de 2025, a República da Coreia, assim como muitos outros países, proibiu a importação de carne de porco e produtos derivados da Alemanha. O comércio de carne de porco fresca, que tinha sido retomado recentemente após a regionalização do surto de Peste Suína Africana (PSA), foi paralisado. A Coreia do Sul é um dos mercados terceiros mais importantes fora da Europa para a exportação de carne de porco e produtos derivados. Em 2024, antes da proibição relacionada com a Febre Aftosa, foram exportadas aproximadamente 51 mil toneladas.

A 10 de Janeiro de 2025, foi detectado o primeiro caso de Febre Aftosa em mais de 35 anos na Alemanha, em búfalos-de-água no distrito de Märkisch-Oderland, em Brandemburgo, e não foram notificados mais casos na Alemanha desde então. Como confirmação da contenção rápida e eficaz e das medidas de controlo e vigilância implementadas pelos governos federal e estaduais, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) restabeleceu o estatuto da Alemanha como "livre de Febre Aftosa sem vacinação" a 14 de Abril de 2025. Posteriormente, vários países levantaram gradualmente as suas restrições à importação. O Ministério Federal da Saúde Animal e Vegetal (BMLEH) mantém uma comunicação constante com países como o Japão, os Estados Unidos e o Canadá em relação às restantes proibições.
31 de Outubro de 2025/ BMLEH/ Alemanha.
https://www.bmleh.de/

