X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Catalunha intensifica estratégia de contenção da peste suína africana devido a expansão da zona de alto risco

O governo catalão mantém a sua estratégia inicial, mas solicitou um apoio extraordinário do Estado para aumentar os recursos alocados aos esforços de controlo na área recentemente afetada.

20 Fevereiro 2026
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Departamento de Agricultura, Pecuária, Pescas e Alimentação (DARPA) confirmou ontem a deteção de sete novos casos de peste suína africana (PSA) em javalis, um deles localizado em Sant Feliu de Llobregat, fora da zona de alto risco. Isto significa que este município e uma pequena parte do município de Barcelona (a zona montanhosa de Can Castellví) devem ser adicionados ao grupo de municípios considerados de alto risco. Assim, são agora 16 os concelhos com esta classificação.

No total, o número de casos positivos detetados subiu para 162 desde que o primeiro caso foi declarado, a 28 de novembro.

O surgimento destes novos casos nos municípios da parte sul de Collserola está a obrigar o DARPA a intensificar as suas ações na zona de alto risco. Por conseguinte, solicitou mais recursos para implementar a operação que tem sido aplicada até agora nos municípios da parte norte de Collserola (uma estratégia de encerramento de perímetro e isolamento de outras áreas adjacentes).

Contenção e controlo populacional

Perante este novo cenário, serão implementadas as seguintes medidas operacionais:

  • Reforço do bloqueio da AP-7 no troço entre a C-16 e a B-23, e da B-23 até ao centro da cidade de Sant Feliu de Llobregat.

  • Foram também iniciadas as obras de construção de um segundo bloqueio perimetral na margem direita do rio Llobregat, ao longo da autoestrada A-2 e da linha ferroviária de alta velocidade AVE, seguindo a estratégia de contenção do vírus na zona norte do surto inicial e as recomendações do Ministério da Agricultura.

  • Será instalada uma segunda barreira de bloqueio no troço C-33-AP-7 (Montcada) para reforçar a barreira que impede a saída de animais da zona em direcção à Serra de Marina e às zonas florestais e agrícolas de Maresme.

Reforco da estratégia com outras administrações

Além disso, o Governo solicitou apoio adicional do Estado para reforçar os recursos operacionais de forma a garantir a biossegurança, a capacidade tecnológica e o controlo do surto.

  • Será instalada uma estação de desinfeção adicional enquanto está a ser adquirida uma segunda estação permanente, para a descontaminação de veículos, máquinas e equipamentos, bem como para o controlo de acessos a pontos críticos.
  • A incorporação de drones com capacidade de visão noturna e câmaras térmicas permitirá a localização precisa de espécimes, a deteção de concentrações residuais e de carcaças em terrenos acidentados e a melhoria do planeamento das operações.
  • A capacidade de remoção rápida de carcaças será reforçada através da Unidade Militar de Emergência, com formação em biossegurança e protocolos de manuseamento, bem como apoio contínuo.
  • A participação do Serviço de Proteção da Natureza (SEPRONA) da Guarda Civil garantirá a eutanásia dos espécimes capturados, bem como o cumprimento das normas de bem-estar animal e a segurança jurídica de toda a operação.

Para intensificar os métodos e a estratégia de captura e estendê-los a toda a Collserola, foi solicitado ao Ministério da Agricultura que conte com o auxílio do grupo TRAGSA para a aquisição, instalação e manutenção de novas armadilhas coletivas para javalis, que permitirão a captura coletiva destes animais. Isto possibilitará uma abordagem abrangente para a redução da densidade populacional na região de Collserola. O pedido foi também alargado às comunidades autónomas que já possuem este tipo de armadilha coletiva, tendo sido feito um novo pedido de apoio para as unidades caninas.

17 de fevereiro de 2026/ DARPA/ Generalitat de Catalunya.
https://agricultura.gencat.cat/

Consulta o "guía de doenças" para mais informação

Peste Suína AfricanaA Peste Suína Africana é uma das doenças virais mais importantes nos porcos. É uma doença sistémica e é de notificação obrigatória na maioria dos países do mundo.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados