Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Brasil: Suinicultura continua a crescer e a valorizar o consumo interno

Com foco na produtividade, sanidade e sustentabilidade, os suinicultores são protagonistas do crescimento do agro nacional e da presença global da carne de porco brasileira.

29 Julho 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A suinicultura brasileira continua firme na consolidação da sua relevância no agro-negócio nacional e no comércio global de proteína animal. Em reconhecimento do papel estratégico dos produtores neste processo, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), juntamente com toda a cadeia produtiva, celebrou no passado dia 24 de Julho, o Dia do Suinicultor — data que homenageia os profissionais responsáveis pela produção da carne de porco no país.

Em 2024, a produção nacional de carne de porco atingiu 5,305 milhões de toneladas, volume 3% superior ao registado no ano anterior. O crescimento foi impulsionado pela procura do mercado doméstico e pela manutenção do ritmo das exportações. O Brasil manteve-se como o quarto maior produtor mundial e líder entre os exportadores livres de Peste Suína Africana.

O consumo interno tem sido um dos principais vectores de crescimento da actividade. No ano passado, o consumo per capita de carne de porco chegou aos 18 quilos por habitante/ano, consolidando uma tendência de valorização do produto nas mesas dos brasileiros. A diversificação dos canais de comercialização e a ampliação da variedade de cortes têm alargado o acesso da carne de porco a novos perfis de consumidores.

No comércio internacional, o sector exportou 1,35 milhões de toneladas em 2024, com uma receita próxima de US$ 3 biliões, mantendo o Brasil entre os principais players mundias. As exportações foram dirigidas para mais de 100 mercados, com destaque para a China, Hong Kong, Filipinas, Chile e Singapura. Para 2025, a expectativa é de aumentar a presença brasileira no Sudeste Asiático e em países da América Latina.

“O desempenho da suinicultura brasileira é o resultado directo do trabalho dos suinicultores. Com profissionalismo, eficiência e foco na sustentabilidade, ele tem garantido o abastecimento interno, gerado empregos no campo e promovido a competitividade do Brasil no comércio mundial de alimentos”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

A ABPA felicita todos os suinicultores pelo seu dia e reforça o compromisso com o desenvolvimento contínuo do sector, com foco nos mercados, na produtividade e na sanidade.

23 de Julho de 2025 /ABPA/ Brasil
https://abpa-br.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista