A Autoridade Federal da Concorrência aprovou o plano da Tönnies International Management GmbH, parte do Premium Food Group (PFG), para adquirir o controlo exclusivo e uma participação maioritária na IFF Ventures GmbH & Co. KG (IFF). A IFF é proprietária do The Family Butchers Group, que, tal como a PFG, opera na produção de enchidos e fiambres.
A PFG gerou vendas de 7,3 mil milhões de euros a nível mundial e 4,1 mil milhões de euros na Alemanha em 2023. De acordo com as suas próprias declarações, isto tornou-a o maior fornecedor de alimentos para o setor retalhista alimentar alemão. O grupo empresarial com sede em Rheda-Wiedenbrück é uma empresa familiar especializada no abate e abate de suínos e bovinos, na utilização de subprodutos do abate e na produção de produtos cárneos à base de carne de porco, porco, bovino e aves. Juntamente com o Grupo Zur Mühlen, que faz parte do grupo, a PFG é o maior fabricante de salsichas da Alemanha.

The Family Butchers com vendas combinadas de cerca de 700 milhões de euros em todas as suas áreas de produtos em 2023, é um dos maiores fabricantes de salsichas da Alemanha. A empresa foi formada em 2020 a partir da fusão das duas empresas familiares Kemper e Reinert.
A fusão afecta diversos grupos de produtos do sector das salsichas e das carnes curadas. A Autoridade Federal da Concorrência conduziu investigações abrangentes e entrevistou os principais fabricantes, retalhistas alimentares e as suas próprias unidades de processamento de carne. As investigações demonstraram que, devido aos diferentes processos de produção, é necessário distinguir entre salsicha crua (por exemplo, salame, salsicha de chá), salsicha cozida (por exemplo, salsicha vienense, salsicha bockwurst, salsicha bratwurst, salsicha lioner), salsicha cozida (por exemplo, salsicha de fígado, salsicha de sangue, carne de porco), carnes curadas cozidas (por exemplo, fiambre) e carnes curadas cruas (por exemplo, presunto Floresta Negra, presunto de salmão). Além disso, foi realizada uma análise diferenciada de acordo com os tipos de carne, bem como produtos refrigerados (por exemplo, em secções refrigeradas de self-service) e produtos não refrigerados (por exemplo, salsicha seca, salsichas em frascos ou latas). Foram examinados mais de 20 mercados de produtos diferentes.
De acordo com as conclusões da Autoridade Federal da Concorrência, os mercados devem ser definidos como abrangendo toda a Alemanha, mas não se estendem para além disso. As quantidades importadas de enchidos e carnes curadas vendidas nos retalhistas alimentares alemães são muito pequenas.
Mesmo após a fusão, as partes mantêm quotas de mercado inferiores a 40% em quase todos os mercados relevantes, ficando, por isso, abaixo da presunção legalmente definida de dominância do mercado. Para além das duas empresas envolvidas, existem inúmeros outros produtores na Alemanha.
Presume-se que uma forte pressão competitiva decorra do facto de muitos retalhistas alimentares terem a sua própria produção de enchidos (particularmente Edeka, Rewe e Kaufland). Estas unidades integradas de processamento de carne apenas fornecem as suas próprias divisões de retalho dentro do grupo. Para os retalhistas alimentares, esta produção interna representa uma alternativa de fornecimento, o que, segundo os fabricantes, também se reflecte regularmente nas negociações. Os produtores de enchidos já perderam quotas para as unidades integradas de processamento de carne dos retalhistas alimentares no passado, o que os impede de utilizar adequadamente as suas próprias instalações.
Apesar da forte posição de mercado combinada e dos ganhos significativos de quota de mercado da PFG e da The Family Butchers, as condições para proibir a fusão não estão, em última análise, reunidas. Mesmo após a fusão, ainda haverá concorrência suficiente e os retalhistas alimentares terão fontes alternativas de fornecimento suficientes.
18 de Setembro de 2025/ Autoridade da Concorrência/ Alemanha.
https://www.bundeskartellamt.de/