
Reino Unido avalia risco de entrada da PSA proveniente da UE
A via individual de importações pessoais de produtos de origem animal foi considerada a via de maior risco.

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista

A via individual de importações pessoais de produtos de origem animal foi considerada a via de maior risco.

Prevê-se que este acordo permita duplicar as exportações de bens da UE para a Índia até 2032, eliminando ou reduzindo tarifas no valor de 96,6% das exportações de bens da UE para a Índia.

A Comissão Europeia lançou os concursos de propostas de 2026 para apoiar campanhas e eventos que promovam produtos agro-alimentares sustentáveis e de alta qualidade da UE na União Europeia e em todo o mundo.

A produção total de suínos abatidos em 2025 deverá atingir quase 5,4 milhões de toneladas, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.

Os primeiros nove meses do ano foram marcados por uma ligeira recuperação da produção suinícola e por um aumento do défice comercial.

O Quarto Levantamento da Campanha de Grãos aponta que os marcos atingidos no ciclo agrícola anterior poderão ser superados; segundo o estudo, a soja e o milho apresentam melhor desempenho no período actual.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 198526 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

Estes novos dados elevam o número total de focos reportados para 20, com um total de 85 javalis positivos.

A produção de suínos e as exportações de carne de porco deverão aumentar ligeiramente em 2026, à medida que o sector recupera da Peste Suína Africana.

Enquanto as importações chinesas de carne de porco em 2025 diminuíram 8,5%, a produção aumentou para mais de 59 milhões de toneladas.

A suinicultura de Santa Catarina fechou 2025 com produção e exportações record, liderando o ranking nacional, sustentada pela forte procura externa, eficiência produtiva e perspectivas positivas para 2026.

Durante o ano passado, as importações espanholas de suínos vivos continuaram a aumentar, atingindo 4.778.354 cabeças, mais 12% do que no ano anterior.

O Parlamento Europeu solicita ao Tribunal de Justiça da UE que avalie a compatibilidade do acordo UE-Mercosul com os tratados da UE.



A produção de carne de porco aumentou 4% em relação ao ano anterior.

Nos primeiros 10 meses de 2025, as importações de carne de porco quase duplicaram em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que é uma das principais razões para a descida acentuada dos preços internos da carne de porco.

As exportações de carne de porco dos EUA continuaram a ganhar impulso em Outubro, impulsionadas por um desempenho recorde no principal mercado, o México.

O acordo UE–Mercosul pode ampliar o acesso da carne de porco brasileira para o mercado europeu, embora com impacto limitado no curto prazo devido à cota reduzida, segundo análise do Cepea.

Os preços internacionais do trigo desceram, enquanto os preços do milho e do sorgo subiram.

A Rússia aumentou as suas exportações de carne de porco em 47% em termos monetários desde o início de 2025, até 16 de Novembro.


O Conselho da UE deu um passo histórico ao aprovar duas decisões fundamentais sobre o acordo comercial UE-Mercosul, enquanto os agricultores e os produtores pecuários da UE continuam os seus protestos.

Os preços caíram em todas as categorias de carne, com as carnes de bovino e de aves a registarem as maiores quedas.

As novas regras entram em vigor a partir de 4 de Fevereiro.

Um total de 13 animais foram encontrados mortos, todos localizados dentro da zona de alto risco delimitada pelo raio de 6 quilómetros.

A nova legislação elimina gradualmente a imobilização de porcas em jaulas de parto.

Santa Catarina alcançou resultados inéditos no comércio internacional de proteínas animais, impulsionados pelo bom desempenho das carnes de frango e de porco e pela diversificação de mercados.

