
Espanha: notifica dois novos focos secundários de Peste Suína Africana (PSA) em javalis
Um total de 13 animais foram encontrados mortos, todos localizados dentro da zona de alto risco delimitada pelo raio de 6 quilómetros.

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista

Um total de 13 animais foram encontrados mortos, todos localizados dentro da zona de alto risco delimitada pelo raio de 6 quilómetros.

A nova legislação elimina gradualmente a imobilização de porcas em jaulas de parto.

Santa Catarina alcançou resultados inéditos no comércio internacional de proteínas animais, impulsionados pelo bom desempenho das carnes de frango e de porco e pela diversificação de mercados.

O primeiro mapa europeu de densidade de javalis em alta resolução é uma ferramenta fundamental para a gestão da Peste Suína Africana e de outras doenças, além de melhorar o controlo sustentável das populações de javalis.

Em 2025, a produção de suínos em França deverá aumentar ligeiramente (+0,5%), mas o défice comercial irá alargar-se devido ao aumento das importações e à quebra das exportações.

Em 2025, a PSA apresentou uma evolução desigual na Europa, com um ligeiro ressurgimento nos suínos domésticos e um aumento significativo de casos em javalis, que continuam a ser o principal reservatório do vírus. De salientar o aparecimento da doença em Espanha, o principal produtor europeu.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 197318 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

O Vietname gastou 358 milhões de dólares na importação de mais de 159 mil toneladas de carne de porco refrigerada ou congelada nos primeiros 10 meses de 2025.

Projetam-se aumentos na produção, comércio internacional e existências finais de milho a nível global mas, para a soja, foram ajustadas para baixo.

Embarques de dezembro crescem 25,8%.

As vendas de medicamentos antimicrobianos de importância médica aprovados para utilização em animais destinados à produção de alimentos aumentaram 16% entre 2023 e 2024.

O agronegócio argentino consolida a sua integração global ao eliminar as barreiras sanitárias em mais de 160 mercados até 2025.

O Departamento de Agricultura das Filipinas confirmou oficialmente o reconhecimento do sistema de regionalização russo contra a peste suína africana (PSA).



Após bom desempenho em 2025, a suinicultura brasileira projeta 2026 com exportações em alta, preços firmes, crescimento da produção e margens atrativas ao produtor.

Estes novos casos não refletem um aumento súbito da incidência, mas antes correspondem a deteções acumuladas dos dias anteriores.

O valor recorde para o México impulsionou o forte resultado de setembro para a carne de porco dos EUA.

O mais recente relatório Perspectivas Agrícolas da UE, da Comissão Europeia, apresenta projecções para o mercado da carne de porco da UE até 2035.

O efectivo de suínos aumentou 2,8% desde Maio e 0,9% em relação ao ano anterior.

Os dados actuais não confirmam que a estirpe do vírus da Peste Suína tenha tido origem nalgum laboratório, de acordo com a sequenciação realizada pelo catalão Instituto de Investigação em Biomedicina (IRB), e ficam a aguardar os resultados dos laboratórios de referência.


O relatório Perspectivas Agrícolas da UE da Comissão apresenta projecções para os mercados de cereais da UE até 2035.

A estratégia inclui planos para abandonar as jaulas de parto e abordar as preocupações com o bem-estar animal relacionadas com o atordoamento dos porcos com dióxido de carbono.

O excedente comercial agro-alimentar da UE atinge o nível mais elevado em mais de um ano, com exportações record em Outubro.

O efectivo de suínos dos Estados Unidos aumentou 1% em relação ao ano anterior.

O acto legislativo entrará em vigor no dia seguinte à sua publicação no Jornal Oficial da UE.

No seu mais recente relatório “Livestock and Poultry: World Markets and Trade”, publicado a 9 de Dezembro, o USDA projecta que a produção global de carne de porco em 2026 permanecerá praticamente inalterada, enquanto as exportações globais apresentarão um ligeiro declínio.

