
Portugal: Importação de porcos para abate sobe 5,4% e de carne sobe 6,8% nos 9 primeiros meses de 2025
A entrada de porcos para abate aumentou 5,4% (+35 802 porcos) entre Janeiro e Setembro de 2025 quando comparada com o mesmo período de 2024.

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista

A entrada de porcos para abate aumentou 5,4% (+35 802 porcos) entre Janeiro e Setembro de 2025 quando comparada com o mesmo período de 2024.

A China aceitou a regionalização, o que significa que deixará de importar apenas produtos originários da Província de Barcelona.

De acordo com a informação do Ministro Luis Planas, o Reino Unido aplicará as mesmas normas que a UE.

O abate de suínos em Portugal nos nove primeiros meses de 2025, quando comparado com o período homólogo do ano anterior, apresenta um aumento de 4,7% no total de porcos abatidos.

Esta ferramenta ajuda os produtores de suínos a identificar os melhores sistemas ou medidas para reduzir as emissões de amoníaco nas suas explorações.

A Mercolleida convocou uma sessão extraordinária para ajustar os preços após o aparecimento de Peste Suína Africana; o preço dos porcos vivos desceu 10 cêntimos/kg PV.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 194021 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

Sete javalis encontrados mortos no mesmo município de Barcelona, Cerdanyola del Vallès, e muito perto do local onde foram encontrados outros dois, testaram positivo para PSA.

As equipas veterinárias do Departamento de Agricultura do Governo da Catalunha e do Grupo de Sanidade Suína (GSP) concluíram as inspecções clínicas, a recolha de amostras e a revisão das medidas de biossegurança, confirmando que a doença não afectou nenhuma exploração na área.

O Ministro detalhou, em conferência de imprensa, os possíveis impactos no comércio de carne de porco espanhola após a confirmação de Peste Suína Africana (PSA) em javalis na passada sexta-feira.

Após a confirmação de dois casos de Peste Suína Africana em javalis, e aguardando a confirmação oficial de quatro possíveis novos casos, o governo catalão implementou de imediato o seu plano de contenção.

Este é o primeiro caso de Peste Suína Africana (PSA) na maior região de criação de suínos da Coreia do Sul, elevando o nível de alerta sanitário do país.

Embora a forte procura interna tenha sustentado os produtores nacionais, as doenças animais têm limitado o potencial de expansão.



Os resultados positivos foram detectados em dois javalis encontrados mortos a 26 de Novembro em Bellaterra (Barcelona) e comunicados pelos serviços veterinários oficiais da Catalunha.

A FAO espera aumento na produção de todos os principais cereais, com a maior subida anual prevista para o milho.

As exportações de agosto foram impulsionadas por mais um desempenho notável do México, o principal mercado.

Produção de carne de porco na Alemanha, balanço e previsão até 2026.

O tema deste ano realça a necessidade urgente de uma ação ousada, coordenada e multissetorial para combater a RAM (resistência antimicrobiana).

O Conselho aprova um regulamento para aplicar rapidamente medidas de salvaguarda às importações agrícolas do Mercosul quando estas representem uma ameaça para os produtores da UE.


A produção e o comércio globais de carne de porco deverão crescer este ano.

O Conselho concorda em simplificar e adiar a aplicação do Regulamento contra a Desflorestação, reduzindo os obstáculos e facilitando a sua implementação.

Os ministros apoiam uma PAC mais flexível e orientada para o mercado, com pagamentos directos mais bem direccionados para reforçar a segurança alimentar após 2027.

Em Setembro de 2025, o abate de suínos aumentou 1,7% face ao ano anterior, enquanto a cotação dos porcos desceu abaixo do nível dos 2 €/kg.

Os Estados Unidos dependem fortemente da importação de vitaminas e aminoácidos, a maioria proveniente da China. Isto representa riscos tanto para a estabilidade da cadeia de abastecimento como para a segurança alimentar nacional.

A Bélgica apela a uma resposta unificada para evitar distorções no mercado da carne de porco da UE.

