Eliminação da obrigatoriedade de sistemas de detecção de incêndio nas explorações de suínos
Decreto-lei elimina a obrigatoriedade de instalação de sistemas automáticos de detecção de incêndio (SADI).
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista
Decreto-lei elimina a obrigatoriedade de instalação de sistemas automáticos de detecção de incêndio (SADI).
A produção de carne de porco na UE aumentará no início de 2025, impulsionada pela procura e pelos preços, mas a competitividade das exportações diminuirá devido aos preços mais elevados no mercado da UE.
Desde o início do ano, ocorreram 514 focos de Peste Suína Africana em 28 províncias e cidades do país.
Entre Janeiro e Junho, a Argentina exportou 48,4 milhões de toneladas de produtos agro-industriais, com aumentos notáveis no trigo, milho e pellets de soja.
A Comissão autoriza pagamentos antecipados mais elevados da PAC para aliviar os problemas de tesouraria dos agricultores da UE, decorrentes das pressões climáticas e do mercado.
O acordo com o Japão tranquiliza e alarga as oportunidades no segundo principal destino de exportação de carne de bovino e de suíno dos EUA.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 180897 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Entre Janeiro e Abril de 2024, a China comprou carne de porco russa por mais de 7,5 milhões de dólares e, no mesmo período de 2025, o valor saltou para mais de 50 milhões de dólares.
Os Estados Unidos anunciaram uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros como carnes, café e frutas, com início em 6 de Agosto. A medida exclui itens como o sumo de laranja e a celulose. A carga total sobre a carne bovina pode superar 76%, afectando as exportações.
Os sectores de pecuária e avicultura do Canadá colaboraram para combater a Febre Aftosa, a Peste Suína Africana e a Gripe Aviária de alta patogenicidade.
A Espanha prevê uma colheita de grãos de 25,8 milhões de toneladas, com um rendimento médio recorde de 4,57 t/ha, 16% superior ao de 2024.
Uma relação estratégica com o objetivo de promover o intercâmbio seguro de produtos de origem animal e vegetal.
54% da carne de porco importada pela China até Junho foi de miudezas, uma categoria que continua a ganhar terreno em relação à carne.
Novo acordo transatlântico estabelece tarifas de 15%, elimina impostos sobre produtos essenciais e reforça a cooperação em energia e tecnologia.
Com foco na produtividade, sanidade e sustentabilidade, os suinicultores são protagonistas do crescimento do agro nacional e da presença global da carne de porco brasileira.
Roubo, danos, invasão de propriedade: o governo anuncia um plano para proteger melhor os agricultores e reforçar a soberania alimentar.
A UE pretende simplificar as leis ecológicas sem enfraquecer as protecções ambientais ou sanitárias. O prazo para envio de comentários termina a 10 de Setembro de 2025.
Apesar das quebras registadas em Abril e Maio, a produção de carne de porco recuperou em Junho, consolidando um fecho positivo para o primeiro semestre do ano.
A rápida construção de cercas de protecção é essencial para evitar a propagação da Peste Suína Africana.
A balança comercial do sector agroalimentar da UE continua robusta, com um excedente de 22,5 mil milhões de euros nos meses de Janeiro a Abril deste ano.
No encerramento da primeira metade do ano, o abate registou um crescimento de 2 %, alcançando um valor recorde em comparação com anos anteriores.
A Perspectiva Agrícola OCDE-FAO 2025–2034 apresenta os desenvolvimentos do mercado e projeções de médio prazo para os mercados mundiais de carne.
A ferramenta de alertas oferece um inventário acessível nacionalmente de alertas de doenças em saúde animal de todo o Canadá.
Em comparação com o relatório anterior, estimou-se uma ligeira queda na produção global de milho e nos inventários finais, devido a uma colheita menor no Brasil. As projecções para a soja continuam muito positivas, com um crescimento significativo na produção do Brasil e ligeiras quedas nas colheitas dos EUA e da Argentina.
O efectivo suíno holandês caiu para menos de 10 milhões em 2025, o nível mais baixo em 45 anos, de acordo com dados provisórios do Statistics Netherlands.