Portugal: no 1º semestre deste ano houve um aumento de 5,7% nos abates de porcos
Dados publicados pelo GPP, fornecidos pelo INE como dados preliminares relativos aos abates de suínos em Portugal no 1º semestre de 2025.
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista
Dados publicados pelo GPP, fornecidos pelo INE como dados preliminares relativos aos abates de suínos em Portugal no 1º semestre de 2025.
Prevê-se que as exportações de trigo mole recuperem em 2025/26, apoiadas por uma colheita crescente e pelo aumento da procura por parte de países terceiros.
Doze empresas britânicas poderão exportar carne de porco e miudezas para o México, um mercado em crescimento com um elevado consumo de miúdos.
A oferta de carne de porco na China aumentou recentemente, levando a uma ligeira queda nos preços do porco.
Em 2024, o consumo de carne de porco em França aumentará 1,4%, mas perderá a sua posição como a carne mais consumida para as aves.
O sector de reciclagem animal comemora avanço inédito; só em 2024, a China comprou mais de US$ 304 milhões em farinhas de origem animal.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 183573 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Um foco de Peste Suína Africana (PSA) foi detectado numa exploração com 4900 cabeças.
O incêndio danificou gravemente um conjunto de três armazéns pertencentes a uma empresa de carne e o segundo andar de um armazém vizinho.
O Conselho de Ministros aprovou um Decreto-lei que elimina a obrigatoriedade de instalação de sistemas automáticos de detecção de incêndio (SADI).
A produção de carne de porco na UE aumentará no início de 2025, impulsionada pela procura e pelos preços, mas a competitividade das exportações diminuirá devido aos preços mais elevados no mercado da UE.
Desde o início do ano, ocorreram 514 focos de Peste Suína Africana em 28 províncias e cidades do país.
Entre Janeiro e Junho, a Argentina exportou 48,4 milhões de toneladas de produtos agro-industriais, com aumentos notáveis no trigo, milho e pellets de soja.
A Comissão autoriza pagamentos antecipados mais elevados da PAC para aliviar os problemas de tesouraria dos agricultores da UE, decorrentes das pressões climáticas e do mercado.
O acordo com o Japão tranquiliza e alarga as oportunidades no segundo principal destino de exportação de carne de bovino e de suíno dos EUA.
Entre Janeiro e Abril de 2024, a China comprou carne de porco russa por mais de 7,5 milhões de dólares e, no mesmo período de 2025, o valor saltou para mais de 50 milhões de dólares.
Os Estados Unidos anunciaram uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros como carnes, café e frutas, com início em 6 de Agosto. A medida exclui itens como o sumo de laranja e a celulose. A carga total sobre a carne bovina pode superar 76%, afectando as exportações.
Os sectores de pecuária e avicultura do Canadá colaboraram para combater a Febre Aftosa, a Peste Suína Africana e a Gripe Aviária de alta patogenicidade.
A Espanha prevê uma colheita de grãos de 25,8 milhões de toneladas, com um rendimento médio recorde de 4,57 t/ha, 16% superior ao de 2024.
Uma relação estratégica com o objetivo de promover o intercâmbio seguro de produtos de origem animal e vegetal.
54% da carne de porco importada pela China até Junho foi de miudezas, uma categoria que continua a ganhar terreno em relação à carne.
Novo acordo transatlântico estabelece tarifas de 15%, elimina impostos sobre produtos essenciais e reforça a cooperação em energia e tecnologia.
Com foco na produtividade, sanidade e sustentabilidade, os suinicultores são protagonistas do crescimento do agro nacional e da presença global da carne de porco brasileira.
Roubo, danos, invasão de propriedade: o governo anuncia um plano para proteger melhor os agricultores e reforçar a soberania alimentar.
A UE pretende simplificar as leis ecológicas sem enfraquecer as protecções ambientais ou sanitárias. O prazo para envio de comentários termina a 10 de Setembro de 2025.