
UE: A segurança alimentar no centro do debate sobre a PAC pós-2027
Os ministros apoiam uma PAC mais flexível e orientada para o mercado, com pagamentos directos mais bem direccionados para reforçar a segurança alimentar após 2027.

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista

Os ministros apoiam uma PAC mais flexível e orientada para o mercado, com pagamentos directos mais bem direccionados para reforçar a segurança alimentar após 2027.

Em Setembro de 2025, o abate de suínos aumentou 1,7% face ao ano anterior, enquanto a cotação dos porcos desceu abaixo do nível dos 2 €/kg.

Os Estados Unidos dependem fortemente da importação de vitaminas e aminoácidos, a maioria proveniente da China. Isto representa riscos tanto para a estabilidade da cadeia de abastecimento como para a segurança alimentar nacional.

A Bélgica apela a uma resposta unificada para evitar distorções no mercado da carne de porco da UE.

A Espanha actualizou a regulamentação sobre a utilização de proteína animal processada na alimentação animal.

O maneio adequado dos efluentes permite transformar um passivo ambiental em fonte de energia renovável e biofertilizante, promovendo ganhos económicos e sinergia com a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 192631 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

Os Serviços Veterinários do Cabo Ocidental confirmaram um caso de Febre Aftosa numa exploração perto de Gouda, na África do Sul, o que levou à adopção imediata de medidas de contenção.

As últimas estimativas trimestrais do AHDB para o custo de produção e margem líquida da carne de porco foram publicadas para o 3º trimestre de 2025.

O Ministério da Agricultura aprovou novas extensões da norma que incluem medidas de promoção, inovação e controlo no sector do porco ibérico.

O resultado apresenta-se estável quando comparado com o volume estimado na primeira estimativa da Conab para a actual campanha.

O objectivo é reduzir a burocracia no comércio de produtos agrícolas entre a UE e o Reino Unido, alinhando as normas sanitárias e fitossanitárias.

A orgânica da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), foi revista, nomeadamente no plano das políticas de bem-estar animal, que voltaram a estar na dependência daquele serviço.



O Índice de Preços de Cereais da FAO caiu 1,3% em relação a setembro.

O acordo permitirá que as exportações das zonas francas continuem em caso de foco de Peste Suína Africana em Espanha.

Os preços foram influenciados pelo tradicional aumento da procura no início de mês.

O pacote reduz a burocracia, simplifica os regimes de pagamento e aumenta a competitividade dos agricultores.

Quedas acentuadas nos preços da carne de porco e de aves impulsionaram a redução após oito meses consecutivos de alta.

O Comitê de Bem-Estar Animal publicou sua opinião sobre os impactos do uso de gás CO₂ para insensibilização de suínos e sobre possíveis métodos alternativos de insensibilização.


Os acordos comerciais da UE aumentam a resiliência e a competitividade dos operadores económicos da UE.

A criação do grupo responde à necessidade de uma abordagem mais integrada para lidar com os riscos sanitários que ameaçam a produção de suínos nas Américas.

O director-geral do matadouro de Perleberg, Ringo Beinroth, anunciou o encerramento numa carta dirigida ao governador do distrito de Prignitz, em Brandemburgo.

O Real Decreto 809/2025 introduz uma classificação por tipo de exploração e permite densidades de alojamento mais elevadas nas explorações que mantêm todos os suínos com cauda intacta.

Esta medida visa estabilizar os preços, proteger os produtores locais e salvaguardar os consumidores no meio da persistente volatilidade do mercado da carne de porco.

Os contratos para exportações em 2026 regressaram a patamares negativos, movimento que não era observado desde Julho deste ano.

