
Rabobank: perspectivas globais para a proteína animal em 2026
A produção global de proteína animal deverá abrandar em 2026. O marisco e o frango apresentarão os maiores aumentos, enquanto a produção de carne de bovino e de suíno diminuirá.

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista

A produção global de proteína animal deverá abrandar em 2026. O marisco e o frango apresentarão os maiores aumentos, enquanto a produção de carne de bovino e de suíno diminuirá.

Os Ministros da Agricultura da UE sublinharam a importância da inovação e do acesso às novas tecnologias para garantir a competitividade e a renovação intergeracional no sector agrícola.

Os preços globais do trigo, milho, cevada e sorgo aumentaram.

A descida mensal continuou a ser impulsionada pela redução dos preços da carne de porco e de aves.

A Comissão Europeia anunciou um reforço dos controlos sobre os produtos alimentares, de origem animal e vegetal que entram na UE.

As tarifas finais serão aplicadas às empresas europeias exportadoras de carne de porco durante os próximos cinco anos.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 196031 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

Na terça-feira, os Eurodeputados aprovaram uma cláusula de salvaguarda no acordo UE-Mercosul para impedir que as importações da região prejudiquem o sector agrícola europeu.

Foram notificados dois novos focos secundários, com um total de 10 javalis positivos localizados perto dos focos previamente notificados.

Apesar de queda mensal nas exportações, o total exportado até Novembro de 2025 supera o ano de 2024.

As intensidades de emissões do Reino Unido provenientes dos bovinos, dos lacticínios e dos suínos apresentaram tendências de redução.

Para atingir o objectivo de um máximo de 4 javalis por km², será necessário capturar 50% dos javalis da Catalunha.

A 10 de Dezembro, todas as 55 explorações na zona afectada pela PSA delimitada pela UE afectada testaram negativo.



Suínos, bovinos e frangos batem record de abates no 3° trimestre.

Este serviço de apoio oferece informação e suporte para inovações que contribuam para a redução de azoto, particulas e gases com efeito de estufa.

As restrições são flexibilizadas na zona de baixo risco de PSA e são reforçados os recursos para o controlo de javalis na Catalunha.

Trata-se de dois novos focos secundários, totalizando 3 animais infectados, elevando o número total de animais positivos desde o aparecimento da doença para 16, todos localizados na zona de alto risco.

O Ministério da Agricultura actualizou as restrições às exportações de produtos de suíno espanhóis, incluindo novas informações para o Japão e os EUA.

Os valores limite foram reduzidos em 20% para leitões desmamados e porcos de abate.


Segue-se uma atualização sobre os mercados que levantaram algumas das restrições iniciais à carne de porco espanhola devido ao aparecimento da peste suína africana (PSA).

Esta importante medida deverá ajudar a restabelecer a estabilidade e a previsibilidade das relações comerciais entre a UE e os EUA.

O objetivo é reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 90% até 2040, em comparação com os níveis de 1990, a fim de alcançar uma UE neutra em termos climáticos até 2050.

A Comissão Europeia confirma os progressos alcançados no combate às práticas desleais, mas apela a uma maior proteção dos agricultores e dos pequenos fornecedores.

A FAO prevê que a produção mundial de carne de porco cresça devido ao aumento da produtividade e que o comércio global aumente em resposta aos défices causados pela PSA (Peste Suína Africana).

O relatório da EFSA-ECDC alerta para um aumento de casos graves de listeriose na UE, associado ao envelhecimento da população e a alterações nos hábitos alimentares.

