
Chile: carne de porco como quinto alimento mais exportado em ano record
Com uma forte procura na Ásia e elevados padrões sanitários, a carne de porco está a reforçar o seu papel estratégico em exportações alimentares do Chile.

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista

Com uma forte procura na Ásia e elevados padrões sanitários, a carne de porco está a reforçar o seu papel estratégico em exportações alimentares do Chile.

Portugal, reconhece como catástrofe natural, a tempestade Kristin, e concede apoio finaceiro com vista à reposição das condições de produção das explorações agrícolas afetadas e a criar condições para regressarem à sua atividade normal.

Segundo dados da CEXGAN, as exportações espanholas de carne e produtos de porco para países terceiros aumentaram 2,6% no ano passado.

As exportações de carne de porco dos Estados Unidos permaneceram relativamente fortes em novembro, mas ficaram abaixo do volume elevado registado em novembro de 2024.

Estes porcos foram considerados seguros para consumo humano e para utilização em rações para animais.

O Chipre definiu as suas prioridades para 2026, centrando-se num setor agroalimentar competitivo e sustentável, na reforma da agricultura biológica e na estratégia da UE para a bioeconomia.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 199093 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

As exportações agro-alimentares da UE diminuem após o pico de Outubro, enquanto as importações continuam elevadas.

O Rabobank prevê que os mercados globais de carne de porco em 2026 serão definidos pela redução dos efectivos, mudanças nas políticas comerciais e pressões persistentes de doenças.

A Comissão aprovou nove novos atos da PAC para simplificar as regras, reduzir a burocracia e reforçar a competitividade do setor agrícola e agroalimentar.

O objectivo é garantir alimentos seguros e nutritivos para os consumidores da UE, bem como os mais elevados padrões de qualidade para a alimentação animal.

Prevê-se que este acordo permita duplicar as exportações de bens da UE para a Índia até 2032, eliminando ou reduzindo tarifas no valor de 96,6% das exportações de bens da UE para a Índia.

O Serviço Veterinário Oficial (SVO) do Governo da Catalunha notificou três novos focos secundários, num total de 18 animais.



A via individual de importações pessoais de produtos de origem animal foi considerada a via de maior risco.

A Comissão Europeia lançou os concursos de propostas de 2026 para apoiar campanhas e eventos que promovam produtos agro-alimentares sustentáveis e de alta qualidade da UE na União Europeia e em todo o mundo.

A produção total de suínos abatidos em 2025 deverá atingir quase 5,4 milhões de toneladas, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.

Os primeiros nove meses do ano foram marcados por uma ligeira recuperação da produção suinícola e por um aumento do défice comercial.

O Quarto Levantamento da Campanha de Grãos aponta que os marcos atingidos no ciclo agrícola anterior poderão ser superados; segundo o estudo, a soja e o milho apresentam melhor desempenho no período actual.

Estes novos dados elevam o número total de focos reportados para 20, com um total de 85 javalis positivos.


A produção de suínos e as exportações de carne de porco deverão aumentar ligeiramente em 2026, à medida que o sector recupera da Peste Suína Africana.

Enquanto as importações chinesas de carne de porco em 2025 diminuíram 8,5%, a produção aumentou para mais de 59 milhões de toneladas.

A suinicultura de Santa Catarina fechou 2025 com produção e exportações record, liderando o ranking nacional, sustentada pela forte procura externa, eficiência produtiva e perspectivas positivas para 2026.

Durante o ano passado, as importações espanholas de suínos vivos continuaram a aumentar, atingindo 4.778.354 cabeças, mais 12% do que no ano anterior.

O Parlamento Europeu solicita ao Tribunal de Justiça da UE que avalie a compatibilidade do acordo UE-Mercosul com os tratados da UE.

A produção de carne de porco aumentou 4% em relação ao ano anterior.

