
Imunidade intestinal em suínos: a barreira invisível que promove a saúde e o rendimento
A imunidade intestinal é um sistema complexo, constituído por barreiras físicas, células imunitárias, recetores e microbiota.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

A imunidade intestinal é um sistema complexo, constituído por barreiras físicas, células imunitárias, recetores e microbiota.

Apresentamos um resumo atualizado sobre a situação do surto de peste suína africana em Espanha.

Que fazemos para nos protegermos da gripe? E para proteger os porcos?
A gripe é uma doença respiratória com muita importância que não só afecta os porcos como também se repercute na saúde humana. As acções do pessoal que tem acesso aos porcos têm influência directa no impacto da doença. Neste mini-inquérito queremos saber se toma medidas para reduzir o risco de propagação da gripe.

Dos artigos publicados na 3tres3 de Portugal, de autores de renome mundial, no passado ano de 2025, estes foram os dez mais lidos. Não perca nenhum deles.

Neste momento, qualquer ajuda para lutar contra a PSA é bem vinda.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 198324 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?



Apesar de décadas de investigação, o genoma do vírus da peste suína africana continua a ser um gigante complexo e difícil de decifrar. O Centro Nacional de Referência para a PSA (CEREP) do IZSUM utiliza a genómica para estudar a circulação do vírus em Itália e noutros países.

A recolha de amostras das amígdalas com recurso a cateteres de esponja demonstra uma maior capacidade de deteção viral em comparação com o soro de porcas infetadas.

Este trabalho investiga a epidemiologia de coronavírus específicos e emergentes na população suína. Projeto de Conclusão de Curso, Universidade de Pádua, Itália, sob a supervisão de Michele Drigo.

Os dados actuais não confirmam que a estirpe do vírus da Peste Suína tenha tido origem nalgum laboratório, de acordo com a sequenciação realizada pelo catalão Instituto de Investigação em Biomedicina (IRB), e ficam a aguardar os resultados dos laboratórios de referência.



Devemos rever as necessidades de ferro dos leitões?

Por vezes o presente que esperamos não coincide com o que nos dão...

Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura científica disponível sobre a transmissão aérea a longa distância do vírus da síndrome reprodutiva e respiratória suína (PRRSV). Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha, sob a supervisão de Enric Mateu.


Respondemos às perguntas mais frequentes do público sobre as recentes medidas implementadas para controlar o foco de peste suína africana detetado em javalis em Barcelona, Espanha.

Quase quatro anos após a detecção do primeiro caso de peste suína africana em Itália, a epidemia continua a representar um desafio complexo para a saúde animal e para a gestão da vida selvagem no país. Desde janeiro de 2022, o vírus surgiu em quatro áreas geográficas distintas, todas resultantes de introduções independentes de origem antropogénica, ocorridas em diferentes momentos e em diferentes contextos ambientais.

O Ministério da Agricultura espanhol informa que o Chile reconhece a regionalização da UE e que Cuba aceita carne de porco espanhola, com exceção da proveniente da Catalunha.

Considerando a expansão da Peste Suína Africana (PSA) a nível global nos últimos anos, estamos preparados para este aumento do risco?


Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 198324 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista