
FAQs sobre medidas implementadas face a foco de PSA em javalis
Respondemos às perguntas mais frequentes do público sobre as recentes medidas implementadas para controlar o foco de peste suína africana detetado em javalis em Barcelona, Espanha.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

Respondemos às perguntas mais frequentes do público sobre as recentes medidas implementadas para controlar o foco de peste suína africana detetado em javalis em Barcelona, Espanha.

Quase quatro anos após a detecção do primeiro caso de peste suína africana em Itália, a epidemia continua a representar um desafio complexo para a saúde animal e para a gestão da vida selvagem no país. Desde janeiro de 2022, o vírus surgiu em quatro áreas geográficas distintas, todas resultantes de introduções independentes de origem antropogénica, ocorridas em diferentes momentos e em diferentes contextos ambientais.

O Ministério da Agricultura espanhol informa que o Chile reconhece a regionalização da UE e que Cuba aceita carne de porco espanhola, com exceção da proveniente da Catalunha.

Considerando a expansão da Peste Suína Africana (PSA) a nível global nos últimos anos, estamos preparados para este aumento do risco?

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 195452 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?



A avaliação das lesões pulmonares nos matadouros é útil para determinar o nível de comprometimento, monitorizar a sua evolução ao longo do tempo e, assim, estimar a eficácia das medidas implementadas para o controlo destas doenças.
Que fazemos para nos protegermos da gripe? E para proteger os porcos?
A gripe é uma doença respiratória com muita importância que não só afecta os porcos como também se repercute na saúde humana. As acções do pessoal que tem acesso aos porcos têm influência directa no impacto da doença. Neste mini-inquérito queremos saber se toma medidas para reduzir o risco de propagação da gripe.

Os Serviços Veterinários do Cabo Ocidental confirmaram um caso de Febre Aftosa numa exploração perto de Gouda, na África do Sul, o que levou à adopção imediata de medidas de contenção.



A Peste Suína Africana (PSA) nunca antes atingiu uma distribuição global tão ampla. A questão não é se ela chegará, mas sim quando. Os surtos mais recentes detetados na Europa podem fornecer informações valiosas enquanto o lobo espreita.

A escolha do ponto de corte influencia a sensibilidade, a especificidade e a ocorrência de resultados falso-positivos ou falso-negativos. Explicamos porque é que o momento da recolha e a finalidade do teste fazem diferença na interpretação dos resultados.

Os porcos adquiriram resistência à Peste Suína Clássica através da edição genética, o que oferece esperança para a proteção do gado contra esta doença viral dispendiosa.



Precisamos de um recipiente para seringas, agulhas, frascos de medicamentos, sprays ou marcadores. Recipientes improvisados e inadequados são por vezes encontrados em explorações, mas o que aqui apresentamos é muito simples e funcional.

A sua elevada sensibilidade, especificidade e preço acessível fazem do teste ELISA uma ferramenta indispensável na rotina laboratorial. Este infográfico explica os mecanismos, componentes e principais variantes deste ensaio de forma visual e objetiva.

O 333 Experience Congress LATAM 2025 concluiu com sucesso a sua sexta edição em Cali, na Colômbia, consolidando-se como o evento técnico-empresarial mais importante da suinicultura latino-americana.

Dissertação de Mestrado do Instituto de Investigação em Recursos Cívicos (IREC) da Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM). Dirigido por Prof. Dr. Christian Gortázar Schmidt e Prof. Dra. María de los Ángeles Risalde Moya.


Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 195452 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista