Entre os dias 28 e 31 de Maio, o INNOVACC, com o apoio da 333, organizou uma viagem técnica a Itália com uma delegação constituída por empresas e entidades membros do cluster, com o objetivo de conhecer em primeira mão modelos de inovação, processos de produção e estratégias de valorização no sector da carne e da pecuária.
Foi um itinerário intenso e muito enriquecedor por uma das regiões mais dinâmicas e poderosas do sector a nível europeu.

Primeiro dia
O dia começou em Treviso, com uma visita ao Gruppo Bonazza - Becher, especializado em produtos cozinhados e curados, seguida de um almoço no seu restaurante Becher House.
À tarde, o grupo visitou a exploração suinícola Azienda Agricola La Grazia para visitar as suas explorações e conhecer o seu modelo de produção. De seguida, visitaram a Prosciuttificio Soave, uma empresa especializada em presuntos e salsichas. O dia terminou com uma visita turística a Verona e um encontro com a associação italiana de agricultores ANAS.

Segundo dia
O grupo visitou as instalações da F.lli Galloni S.p.A., produtores do famoso Prosciutto di Parma, e debateu a tradição, a qualidade e a identidade territorial. De seguida, visitaram o Ferrarini Group, onde exploraram as suas estratégias de diferenciação e de valor acrescentado. Houve também uma visita à quinta sustentável Piggly, localizada em Mântua, onde o dia terminou com um pequeno passeio pela cidade.

Terceiro dia
Em Viadana, o grupo visitou o matadouro e sala de desmancha Ghizelli/Pini e a empresa de produtos gordos Ernesto Grazzi, duas empresas representativas do tecido produtivo local. A última paragem foi em Zibello, onde o grupo visitou o Museu Culatello e a adega de cura Antica Corte Pallavicina, com um almoço tradicional. A viagem terminou em Bolonha com uma visita a um supermercado local para conhecer os principais produtos de carne do território e a sua apresentação ao consumidor final.

A 333 agradece a oportunidade de ter participado na organização desta viagem técnica e destaca as excelentes avaliações dos participantes, que confirmam o valor destas experiências para o desenvolvimento profissional e sectorial.