Clostridium perfringens

Las enfermedades causadas por Clostridium perfringens se presentan como una enteritis aguda o crónica de lechones. En algunos casos de animales de engode o adultos puede producir enfermedad caracterizada por gangrena y/o celulitis con muerte súbita.

Nomes alternativos: Enfermedades por clostridios, Clostridium perfringens tipo A, Clostridium perfringens tipo C, enteritis necrótica

Informação

Os quadros clínicos associados a Clostridium perfringens normalmente apresentam-se com uma enterite aguda ou crónica em leitões. Clostridium é um Gram + de grande dimensão que produz esporos. Encontra-se presente no intestino de todos os porcos. Multiplica-se com grande velocidade e produz toxinas que matam rapidamente o hospedeiro. A doença causada por C. perfringens tipo A tende a ser mais benigna, menos dramática e mais prolongada, mas pode ter semelhanças à doença causada por C. perfringens tipo C. As espécies de C. perfringens tipo A ou C podem, em determinadas circunstâncias, produzir uma diarreia grave com alta mortalidade em leitões. O tipo C é, com diferença, o mais importante. Ambos os tipos colonizam o intestino delgado antes do leitão consumir o colostro, o que pode dar lugar à doença. Os leitões normalmente infectam-se antes dos 7 dias de idade e sobre tudo nas primeiras 24-72 horas de vida. O tipo C pode evoluir para uma forma crónica nos leitões de 2 a 6 semanas de vida.Encontra-se no solo e no intestino de todos os porcos. Quando se produz uma ferida profunda ou um traumatismo tissular, se o organismo está presente pode multiplicar-se rapidamente e produzir toxinas gasogénicas que matam o hospedeiro rapidamente.

Sintomas

Porcas, crescimento e engorda

 Morte súbita. Inchaço doloroso e descoloração dos músculos. Gangrena.

Leitões lactantes

Diarreia com cor sanguinolenta. Diarreia aos 0-21 dias de vida. A mucosa do intestino delgado é muito friável (necrose) e pode ser observada na diarreia. A mucosa do intestino delgado sofre um espessamento em casos crónicos. Mortalidade elevada. O intestino delgado apresenta bolhas de ar. Anorexia/perda de peso.

Causas / Factores que contribuem

Um número elevado de bactérias no ambiente, especialmente fezes de porca. Factores desconhecidos.

Diagnóstico

Sinais clínicos e lesões pós-morte. Coloração de esfregaço da mucosa intestinal. Cultivo. Genotipado por PCR.

Controlo/Prevenção

Porca
 Os clostridios são muito sensíveis à penicilina. Vacinação da porca às 3 a 5 semanas antes do parto.

Leitões

 Em surtos agudos pode ser eficaz administrar anti soro aos leitões quando nascem. Durante os surtos agudos pode administrar-se antibióticos orais. O alimento das porcas pode medicado 14 dias antes do parto para minimizar a contaminação ambiental no momento do parto. Lavar as porcas antes de entrada na sala de partos. Lavar e desinfectar a sala de partos.

Engorda
 Os clostridios são muito sensíveis à penicilina. Vacinar os animais se a gangrena/celulite é preocupante.

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

E-diagnóstico

Ferramenta para diagnosticar doenças nos suínos

entra

Atlas de patologia

Descrição fotográfica das lesões mais significativas dos suínos

entra