Mariela Segura

Mariela Segura
5haozuhuiQuoctuanhoangxanubiarmzawladhog1

University of Montreal. Canadá

Mariela Segura fez o seu M.Sc. e doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Montreal, onde se interessou pelas interacções agente patogénico-hospedeiro. No decorrer dos seus dois pós-doutoramentos (Laval University e McGill Centre for the Study of Host Resistance) especializou-se em biologia celular e imunomodulação por parasitas. Dr. Segura deu inicio à sua pesquisa independente na Faculty of Veterinary Medicine em 2007, após ter sido congratulada com um importante prémio de carreira. É conhecida por investigar áreas de doenças infecciosas e as respostas imunitárias inatas e adaptativas subjacentes, com um foco particular nas interacções de estreptococos encapsulados (tais como Streptococcus suis e Group B Streptococcus) com os componentes do sistema imunológico.

O laboratório da Segura aplica abordagens multidisciplinares, da bioquímica à imunologia celular e molecular, para dissecar o papel dos polissacarídeos capsulares bacterianos (CPSs) na imunopatogénese da doença causada por estreptococos patogénicos. Uma pesquisa inter-relacionada busca o desenvolvimento de vacinas contra o Streptococcus suis, um agente patogénico emergente humano e suíno.

As contribuições de pesquisa de Segura foram reconhecidas por mais de 30 prémios e distinções, algumas das quais são a Canada Research Chair, o Prémio de Excelência em Pesquisa Científica do Canadá pela UNESCO-L'Oréal, o prémio "Zoetis" de Excelência em Investigação, o "Fisher Award" da Canadian Society of Microbiologists e o prémio Women of Distinction em Ciência e Tecnologia. Drª. Segura é autora ou co-autora de 127 publicações no total, incluindo artigos de pesquisa, artigos de revisão e capítulos de livros. Ela contribuiu para a formação de mais de 90 estudantes de graduação e pós-graduação no seu laboratório.

Curriculum actualizado: 31-Mai-2019

Artigos