2

O que é que provoca a tosse nos porcos?

18 comentários
É lógico supôr que qualquer factor que irrite ou inflame o sistema respiratório provoque a resposta fisiológica de espirrar ou tossir, ou ambas. De facto, nem todas as doen&c...
17 Dezembro 2009
2

É lógico supôr que qualquer factor que irrite ou inflame o sistema respiratório provoque a resposta fisiológica de espirrar ou tossir, ou ambas. De facto, nem todas as doenças das vias respiratórias produzem estes sinais clínicos esperados. Por exemplo, nos porcos a broncopneumonia crónica é observada com mais frequência como uma ausência de crescimento que como surtos de tosse e dificuldade respiratória. Portanto a tosse, geralmente, indica que qualquer agressão que a provoca encontra-se nas suas etapas precoces.

A menos que se identifique que porcos estão a tossir pela primeira vez, a impressão durante a observação é que uma determinada percentagem da população de porcos afetados está sempre a tossir. Esta proporção não será necessariamente constituida pelos mesmos porcos em cada observação já que, à medida que passa o tempo, uns porcos recuperam e outros são afectados. O padrão da tosse pode, portanto, facilitar uma informação que será de utilidade para realizar um diagnóstico.

Um surto de tosse repentino e generalizado pode indicar uma agressão do meio ambiente ou a aparição súbita de um organismo patogénico muito contagioso e infeccioso. Por outro lado, uma tosse constante em grupos de porcos podería indicar um problema mais antigo. A tosse é uma importante reacção reflexa de defesa cuja finalidade é expulsar as secreções inflamatórias e corpos estranhos do tracto respiratório. Se o mecanismo de tossir é suprimido por qualquer motivo, o sistema não livra da infecção e a situação torna-se crónica. Ainda que seja alarmante e é indicadora de doença, a tosse é um sinal de que se estão a ser produzidas respostas fisiológicas normais e não deve ser considerada isoladamente como algo mau.

Tabela 1. Agentes infecciosos patogénicos que estão associados normalmente com a tosse ou a dificuldade respiratória nos porcos (os mais frequentes e mais importantes são mostrados em negrito).

Bactérias
Micoplasmas
Vírus
Acinetobacter
Actinobacillus
Arcanobacterium
Bordetella
Haemophilus

Klebsiella
Pasteurella
Salmonella
Streptococcus

M. hyorhinis
M. hyopneumoniae

Gripe suina
PRRS

Coronavirus respiratório
PCV2
Citomegalovirus suino
Doença de Aujeszky
Febre suina clássica
Febre suina africana

Além dos agentes patogénicos, há que ter em conta a existência de outros factores que de vez em quando podem provocar tosse nos porcos (tabela 2).

Tabela 2. Outras causas de tosse ou dispneia em porcos

Parasitas
Outras patologias
Ambiente
Ascaris
Metastrongylus
Toxoplasma
Chlamydia
Pneumocystis
Anemia
Insuficiência cardíaca
Síndrome de stress suino
Hérnia diafragmática
Stress por calor
Gases do esterco
Intoxicação por nitrato

Endotoxinas bacterianas
Esporos fúngicos

Fumonisina

A infecção com Ascaris suum é frequentemente associada com a tosse já que provoca uma inflamação eosinofílica do pulmão quando na terceira fase do ciclo vital a larva migra através do tecido pulmonar. A migração das larvas também pode agir como um factor desencadeante de infecções bacterianas que de outro modo estariam latentes.

Os porcos anémicos podem apresentar dificuldade respiratória durante a sua luta por compensar a falta de oxigénio produzida pela redução de glóbulos vermelhos circulantes e, portanto, de hemoglobina e serão também mais propensos à inalação de matérias estranhas que por sua vez podem provocar a tosse. Se houver insuficiência cardíaca, as secreções respiratórias soltam-se do pulmão com mais dificuldade e pode desenvolver-se uma "tosse cardiaca". No entanto, isto é mais provável que esteja associado a um porco específico e de forma ocasional.

São relativamente frequentes as causas ambientais da tosse. Foram observadas explorações onde se produz tosse em porcos de engorda mas com uma patología visível reduzida para ser observada no momento do abate. Nestas situações, uma irritação grave das vías aéreas, junto com a supressão dos mecanismos de defesa microscópicos do pulmão, dá lugar à tosse. As causas mais frequentes deste efeito combinado são as condições de calor e o pó. Outros contaminantes associados com o pó e transportados pelo ar, como endotoxinas bacterianas e esporos de fungos, pioram as coisas. Portanto, o procedimento para resolver o problema dos porcos que tossem deve ser sempre multifactorial.

John Mackinnon. Veterinário consultor de suinos. Reino Unido

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
31-Mar-2014wilsonwilsonmuito bom foi de grande ajuda para mim
12-Jun-2014luana luana pq meu porco esta tossino,o que devo fazer
01-Out-2015adrianoadrianoola vc comsiguiu resolver o problema com os porcos (tosse)estou com 3 com o mesmo sintoma vc pode me dizer o que ou qual medicamento usou? obrigado
16-Jun-2016Mario Barreto  CaldeiraMario Barreto Caldeira comprei duas leitoas com 60 dias uma au dia seguinte notei que tinha tosse e respirava com dificuldade já o veterinario deu antivioticos e sigui quase igual a outra começou com tosse mais leve mas come bem que fasso ou o medicamento mais correto obrig.
21-Set-2016Gessy Gessy Olha amigo único remédio que cura está infecção e tosse terramicina
07-Jul-2014rosimeirerosimeireNao me esclareceu muito, meus porquinhos ainda noa tem um mes de vida e estao espirrando muito, nariz com secreçao, o que faço? desde ja obrigado
17-Set-2016MartaMartaOlá tudo Reisimeiri!
Olha o primeiro passo é controlar a temperatura em que vivi seos porquinho pois eles tem que estar em uma temperatura mais alta que a da porca,segundo passao como eles já aplicar um remédio indicado pelo veterinário pois se já existe um problema tem que chamar o veterinário espero que tenha cervido a minha dica pois eu perdia muitos leitões aqui na minha fazenda depois que estou controlando a temperatura em que eles vivem não perco mais.
26-Jan-2017karolynnekarolynneo meu porco e um filhote e tava ontem bom quando foi hoje ele nao come direito nao levanta e nem ser meche direito o que eu faço?
07-Jul-2014RosimeireRosimeireestou com problemas com porcos e galinhas. os porquinhos com menos de um mes de vidas espirram muito é normal? e as galinhas estao ficando com as pernas duras e as vezes abobadas, o que pode ser?
21-Jul-2015BrimBrimTenho um porco que ta turcindo e revelando os olhos ele tem secar de 2 mês,
01-Out-2015 aadriano.wagnerola estou com 3 suinos com tosse,comem bem mas não engordam é tambem bebem pouca aguá , o que devo fazer?
11-Out-2015clauido santosclauido santostenho leitão esta com 50 dias eles fica triste nao come e acaba moendo que faço com essa doença
15-Fev-2016antonio luizantonio luizcomprei alguns porcos para criar,só que uma leitoa desde nova tosse ao alimenta-se,está com 07 meses, o problema continua. já ministrei alguns antibióticos, não obtive nenhum resultadoo que faço?
24-Mar-2016ana paula uchoa batista alvesana paula uchoa batista alvesQueria saber qual remedio dar as porcas elas estao gestantes a um mes e estao tocindo muito.e ja passou para os outros porcos
09-Jul-2016Mario Barreto Mario Barreto tenho uma leitoa com 3 meses tem tosse come bem respira normal mas estou priocupado agradeço sua ajuda,,,,obrg.
26-Ago-2016RodrigoRodrigoAlguns porcos tem dificuldade respiratória e apresentam uma bola na garganta e face (inchaço).
Tenho medo de contaminação com outros porcos e animais .
Alguém sabe que doença é essa,e oque devo fazer??
25-Fev-2017Paulo Lemos Paulo Lemos Bom dia, em minha experiência de criação recomendo desinfetar o local com benzecriol, criolina ou enxofre e aplicar terramicina +, e com a melhora aplicar vermiforo. Com pouco dias vc percebe a diferença dos leitões. Espero ter ajudado.
29-Mai-2017joao alves de aquinojoao alves de aquinotenho uma criaçao de porcos e meus porcos estam tossindo e casado o que devo fazer para trata-los qual o renedio devo compar
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Bem-vindo à 3tres3

Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.

Já somos 138196 Utilizadores!

Regista-teJá é membro?
Envio gratuito

em pedidos > 400€

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista