Baseada na recolha automática e frequente de dados e na dosagem precisa e individualizada, esta estratégia permite o fornecimento dos nutrientes certos ao animal certo, no momento certo.
O infográfico que acompanha este artigo resume visualmente os principais benefícios observados em vários estudos recentes, que estão bem descritos no artigo "Alimentação de precisão em porcas lactantes: caminho para a sustentabilidade e eficiência" que foi publicado há um tempo.

Em estudos realizados em condições comerciais, foi demonstrado que a utilização de alimentadores eletrónicos durante a lactação reduz significativamente o desperdício de ração sem comprometer a fertilidade ou a subsequente prolificidade das porcas. Esta poupança traduz-se não só em melhorias económicas directas, mas também num menor impacto ambiental, graças à redução da excreção de azoto e fósforo.
Os benefícios para a produção são também evidentes: as porcas alimentadas com sistemas eletrónicos perdem menos peso, mantêm uma melhor condição corporal e desmamam leitões mais pesados, que, consequentemente, apresentam um crescimento superior, melhor conversão alimentar e qualidade da carcaça, bem como maior bem-estar animal.
Em suma, a alimentação eletrónica de precisão representa um passo decisivo para um modelo de produção mais eficiente, competitivo e que respeita o bem-estar animal. A tecnologia não só otimiza a utilização dos recursos, como também permite o aumento e a melhoria da produção, beneficiando as porcas, os seus leitões e a sustentabilidade das explorações.


