Leia este artigo em:

Entrada segura de material nas explorações de suínos

Muitas explorações suínas na América Norte incluíram salas de fumigação para desinfectar o material de entrada.

2ª feira 9 Julho 2018 (há 4 meses 6 dias)
gosto

Sempre que aparece um agente patogénico causador de uma doença importante como o DES e se propaga rapidamente entre explorações, a indústria fica motivada para o avaliar e fazer frente a todas as formas de transmissão da doença. Ainda que a entrada nas unidades de produção de animais “infectados não detectados” seja considerada, normalmente, a entrada mais comum, há outras vias que necessitam uma especial atenção, como a contaminação fecal de objectos inanimados que tenham que entrar nas instalações (ex.: meios como utensílios da exploração).

Muitas explorações suínas na América do Norte incluíram salas de fumigação dentro do seu desenho de exploração. Em muitos casos, estas salas têm instalados vaporizadores e extractores para expôr o conteúdo ao aerossol. Este equipamento costuma ser controlado por um temporizador ou interruptor instalado fora da sala. É habitual terem janelas para que o processo possa ser controlado pelo pessoal da exploração.

Foto 1. Uma janela permite a visualização do processo de desinfecção. Fonte: AI Partners, Morris, Minnesota, USA
Foto 1. Uma janela permite a visualização do processo de desinfecção. Fonte: AI Partners, Morris, Minnesota, USA

Muitas explorações utilizam métodos alternativos para a descontaminação, como a luz ultravioleta ou os tratamentos térmicos. No caso dos tratamentos térmicos, existem algumas limitações relacionadas com a sensibilidade de certos produtos a altas temperaturas (ex. vacinas e muitos antibióticos injectáveis). No caso da luz ultravioleta, é essencial que a luz possa chegar a todas as superfícies contaminadas. Como é que se pode assegurar que estas tecnologias superam efectivamente estes problemas?

Outro motivo de preocupação relacionado com o uso destas salas é a possibilidade da entrada do pessoal da exploração directamente nas instalações, sem seguir um protocolo correcto. Por definição, estas habitações permitem a entrada de material do exterior e do interior. Como é que se pode prevenir o movimento inapropriado de pessoal?

Foto 2. As prateleiras dividem a sala numa área 'suja' e outra 'limpa'.
Fonte: AI Partners, Morris, Minnesota, USA
Foto 2. As prateleiras dividem a sala numa área 'suja' e outra 'limpa'. Fonte: AI Partners, Morris, Minnesota, USA

Uma das melhores maneiras de solucionar estas preocupações consiste em instalar unidades múltiplas de prateleiras que ocupem a largura da sala e do chão até ao tecto. Estas prateleiras, construídas com material metálico ou outro “material aberto” que permita tanto o acesso do aerossol a todas as superfícies, a evaporação da humidade e a difusão dos tratamentos térmicos ou o acesso da luz ultravioleta (mais difícil). Tal como referido, as prateleiras devem ocupar a largura completa da sala com acesso a partir de ambos os lados. Este desenho permite a entrada pelo lado “sujo” da sala por parte do pessoal externo para depositar o material e a entrada a partir do lado “limpo” pelos trabalhadores da exploração para aceder ao material uma vez desinfectado.

Foto 3. Um aquecedor radiante controlado por um termostato na sala de desinfecção permite manter uma temperatura constante.
Fonte: AI Partners, Morris, Minnesota, USA
Foto 3. Um aquecedor radiante controlado por um termostato na sala de desinfecção permite manter uma temperatura constante. Fonte: AI Partners, Morris, Minnesota, USA

Deveria discutir com o médico veterinário da sua exploração as recomendações específicas relacionadas com a aplicação dos desinfectantes para assegurar a correcta eliminação dos microorganismos.

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags