X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Câmaras para detetar e solucionar problemas na exploração

A Câmara de Agricultura da Bretanha propõe que utilizemos câmaras para analisar o comportamento dos nossos porcos e corrigir os fatores que limitam o seu rendimento.

Os animais modificam o seu comportamento para responder aos desafios impostos pelo meio ambiente. Em alguns casos complexos, a observação comportamental contínua é particularmente eficaz para estabelecer um diagnóstico. Para apoiar os produtores pecuários, a Câmara de Agricultura da Bretanha propõe a instalação de câmaras nas propriedades. São apresentados de seguida dois casos específicos, nos quais esta tecnologia ajudou a ultrapassar fatores que limitavam o rendimento animal.

Quando surge um problema na exploração, vários sensores permitem monitorizar o ambiente (temperatura, humidade, concentração de gases, velocidade do ar, etc.) para tentar determinar a causa. No entanto, quando estas medições são insuficientes para encontrar uma solução, o estudo etológico dos animais torna-se uma ferramenta de diagnóstico complementar.

A instalação de câmaras permite o registo do comportamento animal 24 horas por dia, sem interferências da presença humana. Estes dados são depois analisados ​​​​(tempos de repouso, movimentos, interações, acesso a comida ou água, comportamentos de competição ou evitamento, etc.). O objetivo é destacar comportamentos indicativos de stress ou desconforto, mas também identificar práticas que estejam a funcionar bem.

Metodologia: um protocolo rigoroso em três etapas

1. Pré-diagnóstico técnico e entrevista

Antes da instalação das câmaras, é realizada uma avaliação diagnóstica para despistar causas técnicas diretas (caudal de água, racionamento, ventilação, densidade de animais, etc.). É também feita uma entrevista ao produtor e ao técnico para perceber o problema. Este trabalho permite direcionar a análise visual, identificando as horas do dia ou as áreas que requerem uma monitorização mais específica.

2. Captura de vídeo

As câmaras são autossuficientes em termos de armazenamento e energia, reduzindo o tempo de instalação e minimizando o incómodo para os animais. A data de instalação, a localização da câmara e a duração da gravação são definidas de acordo com o problema específico. O objetivo é captar o máximo possível de comportamentos relevantes.

3. Análise das sequências e plano de ação

Os vídeos são analisados ​​por um especialista em comportamento suíno. Os dados podem ser cruzados com parâmetros físicos, indicadores técnicos e económicos e práticas de maneio. De seguida, é realizada uma sessão de feedback com o produtor e o técnico, que consiste numa apresentação dos comportamentos observados e das suas causas, com recurso a imagens ou vídeos curtos. Esta reunião termina com o desenvolvimento de um plano de melhoria específico.

Caso de estudo n.º 1: melhoria do rendimento na maternidade em liberdade

Numa exploração que enfrentava dificuldades após a instalação de jaulas de parto em liberdade (elevadas taxas de mortalidade), as câmaras permitiram detetar:

  • desconforto nas porcas provocado por um sistema de bebedouros mal posicionado;
  • preferência das porcas por se deitarem de um lado específico;
  • elevada eficácia do protocolo de adaptação dos leitões ao ninho.

Estas observações levaram à relocalização do bebedouro para reduzir o desconforto das porcas (verificado pelas câmaras após a mudança). Tendo em conta as suas preferências de deitar, melhorou-se a possibilidade de os leitões mamarem quando a porca estava obstruída e reduziu-se o risco de esmagamento.

Resultado: Recuperação do bom rendimento e um produtor satisfeito!

Estos vídeos são propriedade da Câmara de Agricultura de Bretanha.

Caso de estudo n.º 2: heterogeneidade no pós-desmame

Uma segunda exploração enfrentou uma elevada variabilidade no crescimento durante o período pós-desmame. As imagens revelaram uma competição excessiva no comedouro, exacerbada pelos períodos em que o comedouro estava vazio.

O plano de ação proposto:

  • ajustar os horários de alimentação para evitar interrupções;

  • aumentar o número de pontos de distribuição.

Estes ajustes reduziram a diferença de peso entre os leitões no final do período pós-desmame.

Estos vídeos são propriedade da Câmara de Agricultura de Bretanha.

Uma ferramenta ao serviço dos produtores pecuários

A instalação de câmaras complementa outros tipos de diagnóstico. É uma ferramenta adicional para resolver problemas complexos, validar hipóteses ou confirmar perceções.

Útil quando os diagnósticos clássicos não são suficientes
Permite seguir os animais de forma contínua durante longos periodos sem as perturbações causadas pela presença humana
Facilita a deteção de eventos pouco frequentes mas com alto impacto (mau estar, stress, competição)
Integra-se dentro de uma abordagem global de melhoria técnico-económica

Se alguma vez se deparar com um problema na sua exploração e não conseguir identificar a causa, a instalação de câmaras pode ser a solução!

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista