Leia este artigo em:

Efeitos da vitamina D sobre o rendimento do varrasco e a qualidade do sémen

Este estudo foi realizado para avaliar os efeitos da administração de suplementos de vitamina D3 sobre o rendimento reprodutivo dos varrascos.

5ª feira 12 Julho 2018 (há 4 meses 3 dias)
gosto

A vitamina D tem um papel principal na homeostase mineral óssea, no entanto, desconhece-se a acção da vitamina D sobre os caracteres reprodutivos dos varrascos.

Este estudo foi realizado para avaliar os efeitos da administração de suplementos de vitamina D3 sobre o rendimento reprodutivo dos varrascos.

Foi atribuída, aleatoriamente, uma de três dietas diferentes em função do nível de vitamina D3, 200 UI / kg (C), 2000 UI / kg (T1) e 4000 UI / kg (T2) a um total de 24 varrascos Yorkshire de 18 meses de vida, por um periodo de 16 semanas.

Os resultados mostraram que a motilidade dos espermatozóides, o número de espermatozóides efectivos por ejaculado, a integridade do acrossoma e o índice de integridade da membrana no grupo T1 foi significativamente maior em comparação com o grupo C. A taxa de integridade da membrana espermática foi maior no grupo T1 que no grupo T2, ao passo que a proporção de deformação foi significativamente menor em T1 que nos grupos C e T2. A suplementação dietética com a vitamina D3 aumentou significativamente a concentração de 25-OHD3 no sangue e no plasma seminal, mas não houve diferenças significativas na sua concentração no plasma seminal entre os grupos T1 e T2. As concentrações de testosterona no sangue e a actividade da aromatase aumentaram depois da administração dos suplementos com vitamina D. A concentração plasmática de Ca2+, a concentração de frutose e a actividade da fosfatase ácida foram maiores no grupo T1 que no grupo C, mas não significativamente diferentes dos valores correspondentes no grupo T2. Além disso, a expressão dos ARNm de CYP19, CYP24A1 e VDR nos espermatozóides era regulada positivamente no grupo T1 em comparação com a do grupo C.

Em conclusão, a suplementação das dietas dos varrascos com 2000 UI/kg de vitamina D3 aumentou a motilidade espermática e o número efectivo de espermatozóides, o que esteve em linha com as concentrações elevadas de vitamina D, secreção de hormonas e expressão génica.

Lin, Yan, et al. "Effects of the Different Levels of Dietary Vitamin D On Boar Performance and Semen Quality." Livestock science (2017): doi: 10.1016/j.livsci.2017.07.003

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags