As porcas hiperprolíficas enfrentam desafios significativos, tais como uma maior susceptibilidade à disbiose e ao stress oxidativo, que afectam tanto a sua saúde como a sobrevivência dos seus leitões. A nutrição desempenha um papel fundamental na atenuação destes efeitos e os probióticos podem ser uma ferramenta eficaz para melhorar a saúde intestinal, a imunidade e o rendimento global.
Objectivo: Este estudo explorou o potencial de um suplemento probiótico com Bacillus subtilis e Bacillus amyloliquefaciens como aditivo alimentar para porcas durante a gestação e a lactação.

Métodos: Foram incluídas no ensaio 584 porcas, divididas em dois grupos: um que recebeu uma dieta normal e o outro que recebeu um suplemento de 400 g/tonelada de probiótico. As porcas seguiram um programa de alimentação estruturado com três fases de dieta: início da gestação (1-28 dias), meados do final da gestação (29-90 dias) e uma dieta partilhada de pré-lactação (91-115 dias). O consumo de ração, o peso e a espessura da gordura dorsal das porcas foram monitorizados, e os leitões foram pesados ao nascimento e ao desmame. Para além disso, foram analisados vários parâmetros de saúde e imunidade, tais como os resultados fecais, os níveis de cortisol salivar nas porcas e as concentrações de imunoglobulinas no sangue e no colostro. Nos leitões, foi avaliada a histomorfometria ileal, juntamente com a contagem de bactérias e a actividade da mieloperoxidase nas fezes, para avaliar a saúde intestinal e a resposta imunitária.
Resultados: As porcas suplementadas com probióticos registaram uma maior perda de peso durante a lactação, mas produziram mais leite. Embora não tenham sido observadas diferenças na espessura da gordura dorsal, no consumo de ração ou nos parâmetros reprodutivos, os leitões das porcas suplementadas com probióticos tiveram um período de lactação mais longo, pesos de desmame mais elevados e necessitaram de menos medicação. O grupo dos probióticos também teve menos mortes de leitões devido a esmagamento. Os níveis de cortisol salivar eram mais elevados antes do parto, mas mais baixos após o parto nas porcas suplementadas com probióticos, o que indica uma redução do stress. Embora os níveis de colostro e de imunoglobulinas séricas se mantivessem praticamente inalterados, as porcas suplementadas com probióticos apresentavam contagens mais elevadas de Bacillus sp. nas fezes. Os seus leitões revelaram uma melhor saúde intestinal, com contagens mais baixas de bactérias patogénicas e uma maior actividade da mieloperoxidase ao 17º dia.
Conclusão: De um modo geral, a inclusão deste suplemento probiótico nas dietas das porcas influenciou positivamente tanto o rendimento materno como a saúde dos leitões, apoiando a sua utilização como uma estratégia nutricional valiosa na produção de suínos.
Barbosa AMS, Carvalho MPS, Naves LP, da Motta SAB, Chaves RF, Resende M, Lima D, Hansen LHB, Cantarelli VS. Performance and Health Parameters of Sows and Their Litters Using a Probiotic Supplement Composed of Bacillus subtilis 541 and Bacillus amyloliquefaciens 516. Animals (Basel). 2024;14(23):3511. doi: 10.3390/ani14233511.