As estirpes de Bacillus, frequentemente utilizadas como probióticos, podem modular diversas funções fisiológicas nos animais, como a digestão e absorção de nutrientes, a resposta imunitária, a capacidade antioxidante e a integridade da barreira intestinal. No entanto, o efeito da administração de estirpes de Bacillus contra a infeção por rotavírus, um vírus de cadeia dupla que infeta facilmente animais jovens, permanece incerto.
Objetivo: Este estudo avaliou se a suplementação alimentar com um probiótico à base de Bacillus pode aliviar os danos intestinais induzidos pela infeção por rotavírus em leitões.

Métodos: Vinte e quatro leitões foram distribuídos aleatoriamente por dois grupos: um alimentado com dieta basal (n = 16) e o outro com dieta suplementada com 10⁹ unidades formadoras de colónias (UFC) de esporos de Bacillus/kg (n = 8). No oitavo dia, oito leitões alimentados com a dieta suplementada com o probiótico à base de Bacillus e oito leitões alimentados com a dieta basal foram inoculados oralmente com rotavírus, enquanto os restantes leitões receberam administração oral de soro estéril. No décimo terceiro dia, os leitões foram pesados, foram recolhidas amostras de sangue e foram eutanasiados para recolha de amostras do intestino delgado.
Resultados: A exposição ao rotavírus induziu diarreia, alterou significativamente a morfologia da mucosa jejunal, aumentou os níveis de anticorpos contra o rotavírus e da proteína não estrutural 4 do rotavírus na mucosa jejunal, e prejudicou a capacidade antioxidante, refletida nos níveis de malondialdeído, na capacidade antioxidante total e na atividade da catalase. Afetou também a resposta imunitária, incluindo os níveis de interleucina-2, interleucina-4 e imunoglobulina A secretora, mucinas e a expressão de mRNA de genes relacionados com junções oclusivas, como a zonula occludens 1 e a ocludina, bem como genes relacionados com a apoptose, incluindo a proteína 2 associada ao linfoma/leucemia de células B, proteinases específicas de cisteinil aspartato e genes da mucosa jejunal. Além disso, alterou, em certa medida, a estrutura e a abundância da comunidade bacteriana no conteúdo ileal dos leitões. No entanto, a administração de probióticos à base de Bacillus foi capaz de mitigar significativamente os efeitos negativos da infeção por rotavírus na saúde intestinal dos leitões.
Conclusão: Estes resultados sugerem que a suplementação alimentar com um probiótico à base de Bacillus pode reduzir a incidência de diarreia e melhorar a saúde intestinal em leitões desmamados, o que tem sido associado à regulação da capacidade antioxidante intestinal, da apoptose e da microbiota.
Xiang F, Yang H, Fan X, Tan D, Huang B, Yu B, He J, Luo Y, Luo J, Yan H, Pu J, Wang J, Wang Q, Wang, H, Htoo JK, Mendoza SM, Yan G, Mao X. Dietary supplementation with Bacillus-based probiotic improves gut health in the weaned piglets challenged by rotavirus. Journal of Animal Science and Biotechnology. 2025; 16(1):161. https://doi.org/10.1186/s40104-025-01286-7
