X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação com compostos fitogénicos em porcas hiperprolificas

O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da transferência materna de compostos fitogenéticos sobre o rendimento reprodutivo das porcas, as características do colostro e o leite e o seu estado antioxidante.

16 Abril 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A selecção genética de porcas hiperprolíficas implica um aumento no tamanho da ninhada. No entanto, isso correlaciona-se com um aumento no número de leitões nascidos mortos e uma diminuição no peso médio ao nascer. Além disso, o tamanho da ninhada está positivamente relacionado com o colostro e a produção de leite, enquanto a composição do leite está negativamente correlacionada com a produção de leite. Em conjunto, todos estes factores podem induzir ao aparecimento de stress oxidativo em porcas hiperprolíficas. Neste contexto, a literatura descreve que os compostos fitogénicos (CF), que são compostos bioativos naturais derivados de plantas, podem promover a saúde animal e a eficiência da produção.

Portanto, o objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da transferência materna de CF sobre o rendimento reprodutivo das porcas, as características do colostro e o leite e o seu estado antioxidante.

Foram distribuídas um total de 81 primíparas e porcas hiperprolíficas a um dos 3 tratamentos: um tratamento controlo (C), que oferecia uma dieta não suplementada durante gestação e lactação e dois grupos suplementados com 1 g/kg de uma combinação de CF (CCF) durante lactação (L) ou durante gestação e lactação (GL).

Como resultado, os CF da dieta, como o timol e o anetol, chegaram ao líquido amniótico de GL e ao leite de L e GL. A suplementação com CCL durante a gestação (GL) aumentou o número de leitões nascidos vivos e reduziu o peso ao nascimento. No entanto, não foram observadas diferenças entre os tratamentos no peso ao nascimento de leitões desmamados. Além disso, aumentaram a proteína do colostro no GL e o conteúdo de gordura do leite no L e GL. O leite de GL mostrou actividade inibidora contra B. subtilis e S. aureus. O estado antioxidante das porcas GL mostrou uma melhoria dos níveis de catalase e capacidade antioxidante total ao princípio da gestação (dia 35), enquanto que ao final da gestação (dia 110) houve níveis mais altos de enzimas superóxido dismutase e a glutatião peroxidase.

Em conclusão, a transferência materna pré-natal e pós-natal de CCF (no líquido amniótico e leite) aumentou o número de leitões vivos e melhorou a composição e a bioactividade do colostro e o leite. Além disso, CCF modificou o estado antioxidante das porcas hiperprolíficas.

Reyes-Camacho, D., Vinyeta, E., Pérez, J. F., Aumiller, T., Criado, L., Palade, L. M., Taranu, I., Folch, J. M., Calvo, M. A., Van der Klis, J. D., & Solà-Oriol, D. (2020). Phytogenic actives supplemented in hyperprolific sows: effects on maternal transfer of phytogenic compounds, colostrum and milk features, performance and antioxidant status of sows and their offspring, and piglet intestinal gene expression. Journal of Animal Science, 98(1), skz390.
https://doi.org/10.1093/jas/skz390

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista