O stress provocado pelo frio altera a microbiota intestinal e prejudica o crescimento por isso, nas regiões frias, as ameaças à saúde do gado limitam o potencial da produção animal.
Objetivo: Este estudo explorou os efeitos de diferentes níveis de energia alimentar, ajustados pela adição de óleo, na microbiota intestinal e na homeostasia metabólica a baixas temperaturas.

Métodos: Vinte e quatro porcos saudáveis foram divididos aleatoriamente em dois grupos e alimentados com uma dieta basal ou com uma dieta basal suplementada com óleo (aumentando a energia líquida em 100 kcal/kg) durante 103 dias. A temperatura e a humidade foram mantidas a 14 ± 2 °C e 65 ± 10%, respetivamente. No 103º dia da experiência, seis porcos de cada grupo (três machos castrados e três fêmeas) foram abatidos após jejum nocturno para recolha de amostras de cólon, conteúdo do cólon, plasma e fígado.
Resultados: A suplementação alimentar com óleo modulou a microbiota intestinal, resultando numa comunidade microbiana mais saudável, caracterizada por uma maior abundância de Paludibacter, Parabacteroides, Peptococcaceae e UCG-008, e uma menor abundância de Actinomyces, Turicibacter, Staphylococcus, Megamonas, Fusobacterium e Achromobacter. De forma consistente, a suplementação alimentar com óleo resultou em níveis mais elevados de ácidos gordos de cadeia curta (isobutirato e isovalerato) e da proteína claudina-1 no cólon. A análise plasmática mostrou que a suplementação com óleo aumentou o metabolismo energético e reduziu a inflamação. Esta alteração foi caracterizada por níveis mais elevados de glicocorticóides, citrato, corticosterona, ácido taurodeoxicólico e ácido ascórbico, e níveis mais baixos de IL-6 e hipoxantina. Os resultados da transcriptómica e da expressão proteica hepática indicaram ainda que a adição de óleo à dieta aliviou o stress energético e a apoptose, modulando os estados metabólicos a baixas temperaturas.
Conclusão: A adição de óleo à dieta melhorou a saúde intestinal a baixas temperaturas em porcos em fase de engorda, o que esteve diretamente relacionado com a modulação da microbiota intestinal e dos estados metabólicos.
He W, Bai G, Teng T, Shi B, Wang L. Effects of Diets with Different Energy Levels at Cold Temperatures on Gut Microbiota and Metabolic State in Growing–Finishing Pigs. Microorganisms. 2025; 13(9), 2160. https://doi.org/10.3390/microorganisms13092160
