As necessidades nutricionais das porcas mudam durante a lactação, pelo que é necessário adaptar dinamicamente os programas de alimentação às suas necessidades comportamentais e produtivas.
Objectivo: Este estudo avaliou o efeito de quatro sistemas de alimentação diferentes sobre a produtividade e alguns aspetos do bem-estar de 61 porcas e seus leitões durante a lactação.

Métodos: Foi comparado um sistema não ad libitum (controlo) com dois sistemas de alimentação ad libitum controlados por computador (COMP, COMP + ), que permitiam às porcas aceder à ração através do deslocamento de um sensor eletrónico, bem como com um terceiro sistema de alimentação ad libitum puramente mecânico (MECH). Foram registados o consumo diário de ração, o crescimento dos leitões, o crescimento dos leitões por consumo de ração, bem como o peso e a taxa de concepção das porcas. Também foram avaliados indicadores de saúde em porcas e leitões, e analisado o comportamento das porcas durante um total de 96 horas/porca a partir de gravações de vídeo registadas nos dias 2–4 e 23 após o parto (n = 35 porcas).
Resultados: As porcas dos três sistemas ad libitum apresentaram um menor consumo de ração em comparação com o grupo de controlo. Além disso, o crescimento médio diário dos leitões tendeu a ser maior e o crescimento dos leitões por consumo de ração da porca foi significativamente superior nos três sistemas ad libitum em relação ao controlo. Não foram observadas diferenças na mortalidade dos leitões, na perda de peso das porcas ou nas taxas de concepção posteriores entre os grupos. Os leitões nos dois sistemas ad libitum controlados por computador tiveram menos lesões na cabeça. As porcas nos três sistemas ad libitum passaram mais tempo com a cabeça no comedouro do que no sistema não ad libitum. O aparecimento de estereotipias nas porcas (mastigação em vazio, mordiscar equipamentos) foi pouco frequente (<2% dos registos) e não diferiu entre os tratamentos.
Conclusão: Os resultados sugerem que as porcas alimentadas ad libitum consomem o que precisam e convertem a ração de forma mais eficiente no crescimento dos leitões, sem maior perda de peso. Além disso, o aumento do tempo que as porcas passam em sistemas ad libitum com a cabeça no comedouro indica tempos de alimentação mais longos, o que pode ser benéfico para satisfazer a sua necessidade comportamental. Em conjunto, estas descobertas sobre o comportamento alimentar das porcas e a eficiência alimentar podem contribuir para o desenvolvimento de novos sistemas de alimentação na lactação que melhorem o bem-estar animal e a produtividade, ao mesmo tempo que reduzem os custos de alimentação.
Gorr SC, Leeb C, Zollitsch W, Winckler C, Parsons TD. Ad libitum feeding systems for lactating sows: effects on productivity and welfare of sows and piglets. Animal. 2024; 18(3): 101093. https://doi.org/10.1016/j.animal.2024.101093.