A peste suína africana (PSA) é uma doença viral mortal nos suínos domésticos, com grande impacto económico global na indústria suína. Está presente em África, Europa, Ásia e na ilha caribeana de Hispaniola. Não existem tratamentos eficazes nem vacinas amplamente aprovadas para prevenir a doença. Os esforços para combater a PSA têm sido dificultados pela falta de ferramentas adequadas para modificar geneticamente o seu agente causador, o vírus da PSA (PSAv), principalmente devido ao seu extenso genoma não infeccioso.
Objetivo e métodos: Neste trabalho, relatamos a utilização da metodologia de genómica sintética para desenvolver um sistema de genética reversa para o PSAv, utilizando um vírus auto-assistido inibido por CRISPR-Cas9 para reconstituir o PSAv recombinante vivo a partir de genomas sintéticos e gerar rapidamente uma variedade de mutantes combinatórios do PSAv.

Resultados: O método facilitará substancialmente o desenvolvimento de terapias ou vacinas de subunidades e de vírus vivos atenuados para a PSA (Peste Suína Africana).
Conclusão: Esta abordagem baseada na genómica sintética tem um impacto alargado, uma vez que pode ser aplicada para desenvolver rapidamente ferramentas de genética reversa para vírus emergentes com genomas não infecciosos.
Fuchs W et al. A synthetic genomics-based African swine fever virus engineering platform. Sci. Adv. 11, eadu7670 (2025). DOI:10.1126/sciadv.adu7670






