X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Os antibioticos em porcos sãos aumentam a ingestão e reduzem a imunidade humoral

O efeito diferencial dos antibióticos sobre a microbiota intestinal não permite explicar o seu efeito como promotor de crescimento.

9 Outubro 2012
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

Foi posta a hipótese que o efeito dos antibióticos na microbiota intestinal comensal pode diferir em função da categoria dos antibióticos. Estes antibióticos, misturados na dieta do leitão para a terapia das infecções respiratórias bacterianas, podem afectar de forma diferente a composição da microbiota e também podem eventualmente ter um efeito promotor do crescimento em leitões desmamados sãos. O objectivo deste estudo foi determinar os efeitos de 3 antibióticos usados em patologias pulmonares adicionados no alimento de leitões desmamados nos rendimentos produtivos, na microbiota comensal e na resposta imunitária. Ao desmame, um total de 72 porcos foram aleatoriamente distribuídos por peso corporal e ninhada a uma das seguintes dietas experimentais: controlo (dieta de desmame típica), controlo + 400 mg de tilmicosina/kg, controlo + 600 mg de amoxicilina/kg e controlo + 300mg de doxiciclina/kg. Os leitões alojados individualmente foram eutanasiados após de 3 semanas (12 leitões/tratamento) ou 4 semanas (6 leitões/tratamento). Durante a quarta semana, todos os leitões receberam a dieta controlo para controlar o efeito residual da suplementação continuada com antimicrobianos.

A suplementação com antibióticos incrementou o crescimento e o consumo de alimento durante a primeira semana (P < 0,01) e durante as primeiras 3 semanas combinadas (P < 0,05). A eficiência de conversão do alimento consumido tendeu a melhorar durante a primeira semana (P = 0,076) com a suplementação de antibióticos comparado com a dieta controlo. Entre os tratamentos com antibióticos, não foram observadas diferenças no GMD nem no consumo de alimento, os quais também não sofreram variação pela dieta na quarta semana do estudo. A contagem de enterobacterias fecais incrementou pela suplementação com amoxicilina nos dias 14 e 21 (P < 0,05 e 0,01, respectivamente) e diminuiu pela suplementação com tilmicosina (P < 0,001) comparado com a dieta controlo. A amoxicilina diminuiu as contagens de bactérias ácido lácticas (P < 0,01) comparado com o controlo. A suplementação com antibióticos tendeu a diminuir a variabilidade de bactérias totais no jejuno (Índice de Shannon, P = 0,091) comparado com o controlo. O tratamento com antibióticos diminuiu a média da concentração sérica de IgM (P = 0,016) depois de três semanas e não alterou a histomorfometria da mucosa do intestino delgado. Para a tilmicosina, a acção positiva observada no rendimento do leitão e o consumo de alimento podería ser justificada por redução na activação imunitária determinada pela acção da microbiota intestinal. Para a amoxicilina e doxiciclina as observações da microbiota intestinal e fecal parecem não ser suficientes para explicar o seu efeito promotor do crescimento.

P Bosi, G Merialdi, S. Scandurra, S. Messori, L. Bardasi, I. Nisi, D. Russo, L. Casini, P Trevisi. Feed supplemented with 3 different antibiotics improved food intake and decreased the activation of the humoral immune response in healthy weaned pigs but had differing effects on intestinal microbiota. 2011. Journal of Animal Science, 89:4043-4053. doi:10.2527/jas.2010-3311.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista