Leia este artigo em:

Optimização da analgesia para a castração de leitões

Este estudo investigou os efeitos analgésicos do butorfanol e meloxicam intramuscular ou lidocaína intratesticular durante a castração de leitões de 7 a 14 dias de idade sob anestesia com isoflurano.

3ª feira 9 Outubro 2018 (há 14 dias)
gosto

Este estudo prospectivo cego investigou os efeitos analgésicos do butorfanol e meloxicam intramuscular (IM) ou lidocaína intratesticular (IT) durante a castração de leitões de 7 a 14 dias de idade sob anestesia com isoflurano.

Um total de 66 leitões foram aleatoriamente injectados com: meloxicam IM (0,4 mg/kg, grupo M), butorfanol IM (0,2 mg/kg, grupo B) ou ambos (grupo BM) 20 minutos antes da castração ou com lidocaína IT [4 mg/kg (grupo ML4) ou 8 mg/kg (grupo ML8) junto com meloxicam IM (0,4 mg/kg)] sob anestesia com 1,8% de isoflurano a concentração final.

Foram recolhidos dados da frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial média e dióxido de carbono respiratório final. Foi pontuada a qualidade da anestesia e avaliou-se o comportamento pós-operatório. O butorfanol causou efeitos secundários inaceitáveis e cessou-se o seu uso.

No presente estudo, o uso adicional de lidocaína IT reduziu os movimentos de defesa relacionados com a dor durante a castração sob anestesia por inalação de 65% a 17-18%, independentemente da dose utilizada (4 mg/kg e 8 mg/kg). O grupo M mostrou pior qualidade de anestesia que ML4 e ML8 (maior incidência de movimentos: 11/17, 3/18 e 4/17, respectivamente). Não houve diferenças significativas entre os grupos relativamente aos parâmetros medidos durante a castração. O comportamento pós-operatório não diferiu entre os grupos.

Os autores concluem que, para a castração de leitões de 7-14 dias de vida sob anestesia com isoflurano e meloxicam parenteral, a analgesia perioperatória é optimizada através da aplicação adicional de lidocaína IT. Para obter resultados óptimos, devem transcorrer pelo menos dois minutos entre a aplicação da anestesia local e a castração. Não foram observados efeitos secundários tóxicos e conclui-se que a lidocaína, a uma concentração de 8 mg/kg, pode ser usada de forma segura na prática diária.

Hug PJ, Cap VH, Honegger J, Schüpbach-Regula G, Schwarz A, Bettschart-Wolfensberger R; Optimization of analgesia for piglet castration under isoflurane anaesthesia with parenteral butorphanol, meloxicam or intratesticular lidocaine; Schweiz Arch Tierheilkd. 2018 Jul;160(7-8):461-467. doi: 10.17236/sat00169.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags