X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Óleos vegetais como fonte lipídica para melhorar crescimento em leitões

O objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito de dois novos óleos vegetais combinados sobre o rendimento, imunidade sérica, capacidade antioxidante e morfologia intestinal em leitões desmamados em comparação ao óleo de soja (SO).

18 Junho 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A adição de lipídios às dietas para porcos não ajuda apenas a fornecer energia concentrada, ácidos gordos essenciais altamente digeríveis e vitaminas lipossolúveis, mas também aumenta a palatabilidade da dieta e, portanto, melhora a eficiência alimentar da ração e a saúde intestinal dos leitões desmamados. No entanto, existem poucos estudos focados em encontrar combinações eficazes de óleos vegetais de alta qualidade e seus efeitos sobre o rendimento, digestibilidade e saúde intestinal de leitões.

Portanto, o objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito de dois novos óleos vegetais combinados sobre o rendimento, imunidade sérica, capacidade antioxidante e morfologia intestinal em leitões desmamados em comparação ao óleo de soja (SO).

Para esse propósito, um total de 108 leitões [Duroc × (Landrace × Yorkshire)], com um peso médio de 8,80 ± 1,02 kg, foram aleatoriamente designados a 1 dos 3 tratamentos dietéticos com 6 parques replicados por tratamento, 3 porcos castrados e 3 nulíparas por parque. O estudo constou de duas fases de alimentação, d 0–14 e d 14–28. Os tratamentos dietéticos incluiram uma dieta controlo (CON; dieta basal de farinha de soja e milho + 5% SO na fase 1 ou 4% SO na fase 2), dieta 1 de óleos vegetais combinados (MPO1; dieta basal + 5% MPO1 na fase 1 ou 4% MPO1 na fase 2; uma mistura de 10% óleo de côco, 15% óleo de milho, 15% óleo de linhaça, 15% óleo de amendoim, 20% óleo de palma e 25% SO) e dieta 2 de óleos vegetais combinados (MPO2; dieta basal + 5% MPO2 na fase 1 ou 4% MPO2 na fase 2; uma mistura de 50% MPO1 e 50% milho extruído).

Como resultado, em comparação com CON, o GMD e a eficiência da ração aumentaram nos leitões alimentados com MPO (MPO1 ou MPO2) na fase 1 e em geral, assim como um melhor conteúdo de superóxido dismutase (SOD) no dia 14. Estes leitões também tiveram maior conteúdo de IgG sérico, SOD e glutatião peroxidase, maior altura das vilosidades no duodeno e jejuno e melhor digestibilidade aparente do tracto total (ATTD) do extracto de éter no dia 28. Os leitões alimentados com MPO2 mostraram maior conteúdo de IgM no dia 14 e de hormona de crescimento no soro no dia 28 em comparação com CON.

Em conclusão, os óleos vegetais combinados aumentaram o GMD e a eficiência da ração em comparação com o óleo de soja em leitões desmamados. Também melhoraram o estado antioxidante e a imunidade sérica, aumentaram a morfologia intestinal e proporcionaram uma melhor fonte de energia que uma dieta à base de óleo de soja para leitões desmamados.

Long SF, He TF, Liu L, Piao XS. Dietary mixed plant oils supplementation improves performance, serum antioxidant status, immunoglobulin and intestinal morphology in weanling piglets. Animal Feed Science and Technology. 2020; 260(14337). https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2019.114337

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista