Leia este artigo em:

Actividade antimicrobiana e efeito sobre crescimento da suplementação de Nigella sativa L. em leitões desmamados

O objectivo deste estudo foi testar um extrato de Nigella sativa L. como alternativa aos antibióticos em rações e determinar os seus efeitos em populações selvagens de E. coli e Campylobacter em leitões desmamados.

5ª feira 13 Junho 2019 (há 3 dias)
gosto

A Nigella sativa L. (NS) é uma planta asiática que contém compostos bioactivos, como a timoquinona, que tem sido associada a actividades antimicrobianas, anti-inflamatórias e gastroprotectoras. Os extratos de NS melhoram o rendimento e reduzem a colonização de microorganimos enteropatogénicos em outras espécies, mas estudos com suínos são escassos.

O objectivo deste estudo foi testar um extrato de NS como uma alternativa aos antibióticos em rações e determinar os seus efeitos em populações selvagens de E. coli e Campylobacter e numa estirpe de desafio de Salmonella Typhimurium e avaliar seu efeito no rendimento do crescimento em leitões desmamados.

Com este objectivo, foram distribuídos em dois grupos de estudo (n=36) ao acaso um total de 72 leitões Yorkshire X American Landrace desmamados de três semanas de vida. Cada grupo de estudo continha grupo controlo (CON, sem adição de NS), um grupo NS1 (1,5 g NS / kg ração) e um grupo NS2 (4,5 g NS / kg ração). O extracto de NS foi administrado por sonda oral no primeiro grupo de estudo e adicionado na alimentação no segundo grupo de estudo. O peso corporal dos leitões (PC) foi registado no princípio e no final do estudo para avaliar o crescimento e o índice de conversão de alimento (IC). Foram recolhidas amostras do jejuno, cego e recto no final do estudo (9 dias).

As populações de E. coli a nível de jejuno e recto para ambos os grupos suplementados com NS foram inferiores ao controlo. No entanto, as populações de Campylobacter e de Salmonella typhimurium não foram afectadas pelo tratamento com NS. O IC melhorou linearmente durante os 9 dias nos leitões tratados com NS1 e NS2, possivelmente devido ao alto conteúdo de glutamina/ácido glutâmico do extracto NS.

Em conclusão, a administração oral de um extracto de NS a porcos desmamados melhorou a conversão do alimento durante o ensaio de 9 dias e reduziu significativamente os níveis de E. coli que se produzem naturalmente no conteúdo jejunal e rectal. Estes resultados justificam estudos adicionais para investigar o papel que a glutamina/ácido glutâmico pode desempenhar na suplementação com NS e o potencial de NS para controlar infecções enteropatogénicas específicas por E. coli em leitões desmamados e para melhorar o rendimento dos porcos durante as fases de crecimento e engorda.

Petrujkic, B. T., Beier, R. C., He, H., Genovese, K. J., Swaggerty, C. L., Hume, M. E., Crippen, T. L., Harvey, R. B., Anderson, R. C., and Nisbet, D. J. Nigella sativa L. as an alternative antibiotic feed supplement and effect on growth performance in weanling pigs. Journal of the Science of Food and Agriculture 98, no. 8 (2018): 3175-3181. https://doi.org/10.1002/jsfa.8823

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags