X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Hidrolizado de levedura como imunomodulador para leitões desmamados

A inclusão deste hidrolizado de levedura na dieta melhora a resposta imunitária em leitões ao desmame.

16 Abril 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os derivados de levedura (DL) baseados em Saccharomyces cerevisiae podem melhorar o rendimento e a saúde dos leitões ao estimular o sistema imunitário e a manutenção de um ambiente intestinal benéfico. Os principais componentes activos de DL são as paredes das células de levedura tais como mannanoproteinas, que evitam que as bactérias se unam às células epiteliais intestinais e β-glucanos, que podem alterar o sistema imunitário, assim como extractos de levedura, tais como nucleótidos e péptidos. A presente experiência foi realizada para determinar os efeitos de DL baseados em hidrolizado de levedura de cerveja sobre o rendimento e os parâmetros das respostas imunitárias humoral inata e específica em leitões desmamados. Um total de 120 leitões desmamados aos 25 ± 1 dia e com um peso (PC) de 7,6 ± 0,20 kg foram distribuídos por 20 currais (6 leitões por curral) e distribuídos em dois grupos. Os tratamentos incluíram uma dieta controlo negativa e a mesma dieta suplementada com 2 g DL/kg ração em superfície. Nos dias 7 e 21 da experiência, metade dos leitões por grupo foram desafiados intra-muscularmente com 1 ml de uma solução de 20% de glóbulos vermelhos de ovelha (SRBC) em solução salina estéril tamponada com fosfato (PBS). Nos dias 0, 14, 21 e 28 da experiência, dos leitões desafiados, foram recolhidas amostras de sangue e proteínas de fase aguda (Pig-MAP), anticorpos naturais da união de IgM e IgG-isótipo a hemocianina de capa californiana (KLH) e foram medidos os títulos de anticorpos aglutinados ao SRBC.

A inclusão do derivado de levedura melhorou o índice de conversão (P=0,025) para o periodo global, tendeu a aumentar a IgG (P=0,087) e IgM (P = 0,061) e aumentaram os títulos de aglutinação SRBC (P = 0,037).

Em conclusão, os resultados do presente estudo mostram que a suplementação com DL a 2 g DL/kg sugere que o sistema imunitário é activado, sem penalizar o rendimento dos animais, o que poderá melhorar a resposta imunitária frente a certas doenças. Os leitões alimentados com 2g DL/kg durante 28 dias após o desmame também mostraram uma melhoria no índice de conversão.

F. Molist, F., van Eerden, E., Parmentier, H.K. and Vuorenmaa, J. 2014. Effects of inclusion of hydrolyzed yeast on the immune response and performance of piglets after weaning. Animal Feed Science and Technology, 195, 136-141.DOI: 10.1016/j.anifeedsci.2014.04.020

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista