X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos de fitobióticos à base de plantas na saúde intestinal de leitões desafiados com Escherichia coli F18+

A suplementação com fitobióticos à base de plantas pode melhorar a saúde intestinal dos leitões desmamados.

21 Agosto 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os fitobióticos são compostos bioativos com propriedades antidiarreicas, antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a reduzir a diarreia pós-desmame em leitões.

Objetivo: Avaliar a eficácia da utilização de fitobióticos à base de ervas moídas e de fitobióticos à base de óleos essenciais em dietas de leitões na saúde intestinal e no rendimento de crescimento de leitões de transição desafiados com Escherichia coli F18+.

Métodos: Quarenta leitões de transição com 21 dias de idade (6,4 ± 0,1 kg) foram alojados individualmente e designados para 4 tratamentos alimentares num delineamento em blocos completamente aleatórios, com o peso e o sexo como fatores de bloqueio. Os leitões receberam dietas basais durante 28 dias em 3 fases. Os tratamentos foram: controlo negativo (dieta basal, sem desafio); controlo positivo (dieta basal, desafiada com E. coli F18+); dieta herbácea (controlo positivo + 1% de fitobióticos herbáceos moídos); dieta com óleo essencial (controlo positivo + 1% de fitobióticos à base de óleo essencial). O rendimento do crescimento foi registado em cada fase e foi medida a pontuação fecal diariamente. No dia 7 após o desmame, os grupos desafiados foram inoculados oralmente com E. coli F18+ (2,0 × 1010 UFC), enquanto o grupo de controlo negativo recebeu solução salina estéril. No dia 28, os leitões foram eutanasiados para recolher amostras do jejuno e avaliar a saúde intestinal e a abundância relativa da microbiota associada à mucosa jejunal.

Resultados: O controlo positivo aumentou a abundância relativa de Prevotellaceae, Lachnospiraceae e Ruminococcaceae em comparação com o controlo negativo. A dieta com ervas reduziu a abundância relativa de Veillonellaceae, Prevotellaceae e Lachnospiraceae em comparação com o controlo positivo. A dieta com óleo essencial tendeu a reduzir a abundância relativa de Streptococcaceae e Corynebacteriaceae em comparação com o controlo positivo. O controlo positivo aumentou a ocludina e tendeu a aumentar o recetor Toll-like 4 (TLR4) em comparação com o controlo negativo. O controlo positivo diminuiu o ganho médio diário e a ingestão média diária de ração em comparação com o controlo negativo nos dias 7 a 28. O controlo positivo aumentou as pontuações fecais em comparação com as dietas com ervas e óleo essencial nos dias 7 a 11. As dietas com ervas e óleo essencial diminuíram as pontuações fecais em comparação com o controlo positivo nos dias 7 a 11 e 7 a 18.

Conclusão: A exposição à E. coli F18+ alterou a microbiota associada à mucosa jejunal, aumentou a expressão de TLR4 e a pontuação fecal e, consequentemente, reduziu o rendimento do crescimento. Os fitobióticos à base de plantas e os óleos essenciais favoreceram a morfologia intestinal durante a exposição à E. coli F18+, maturando os enterócitos. As dietas contendo ervas e óleos essenciais apresentaram efeitos semelhantes aos antimicrobianos, alterando a microbiota associada à mucosa jejunal e reduzindo a pontuação fecal durante as duas primeiras semanas após a exposição. O tratamento com ervas demonstrou efeitos antioxidantes.

Garavito-Duarte Y, Duarte ME, & Kim SW. (2025). Efficacy of ground herb-based and essential oil-based phytobiotics on the intestinal health and performance of nursery pigs challenged with F18+ Escherichia coli. Journal of Animal Science. 2025; skaf018. https://doi.org/10.1093/jas/skaf018

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista