Leia este artigo em:

Exposição de javalis nos EUA aos vÍrus da gripe das aves e suína

Foram recolhidas amostras de soro de javalis que foram analisadas para 45 variantes antigénicas contemporâneas do vírus da Gripe avícola, suíno e humano.

4ª feira 28 Fevereiro 2018 (há 3 meses 22 dias)

No periodo compreendido entre 2010 e 2013, foram recolhidas 8.239 amostras de soro de javalis de 35 estados dos Estados Unidos que foram analisadas para 45 variantes antigénicas contemporâneas do vírus da Gripe (IAV) avícola, suíno e humano. Do total de amostras, 406 (4,9%) foram positivas para anticorpos de IAV. De 294 amostras de soro seleccionadas para a caracterização antigénica, 271 reagiram de forma cruzada com ≥1 dos vírus testados, enquanto que as outras 23 não reagiram de forma cruzada com nenhum vírus testado. Das 271 amostras positivas para IAV, 236 reagiram de forma cruzada com IAVs de porco, 1 com IAV avícola e 16 com IAV avícola e suíno, o que indica que os javalis estiveram expostos tanto a IAV suínos como a avícolas mas de forma mais predominante a IAV suínos. As descobertas deste estudo sugerem que os javalis podiam estar potencialmente infectados com IAV avícola e suíno, gerando novos IAV alojando e recombinando IAV de aves selvagens e porcos domésticos e facilitando a adaptação dos IAV a outros hóspedes, incluídos os humanos, antes da sua propagação. É necessária, pois, uma vigilância contínua para determinar a distribuição e diversidade antigénica dos IAV em javalis com o objectivo de melhorar os conhecimentos sobre a história natural dos IAV.

IMPORTÂNCIA

Há mais de 5 milhões de javalis distribuídos em pelo menos 35 estados dos Estados Unidos. Ao contrário dos porcos domésticos, os javalis estão em liberdade e têm oportunidades únicas de contacto com fauna selvagem, gado e os seus habitats. Os resultados serológicos indicam que os javalis nos Estados Unidos estiveram expostos aos vírus da Gripe A (IAV) consistentes com os encontrados tanto em porcos domésticos como em aves silvestres, com as infecções predominantes de IAVs adaptados a porcos. As descobertas sugerem que os javalis foram infectados com IAV a níveis baixos e podem servir de hóspedes para a geração de novos IAV na interface javalis, aves selvagens, porcos domésticos e humanos.

Martin BE, Sun H, Carrel M, Cunningham FL, Baroch JA, Hanson-Dorr KC, Young SG, Schmit B, Nolting JM, Yoon K-J, Lutman MW, Pedersen K, Lager K, Bowman AS, Slemons RD, Smith DR, DeLiberto T, Wan X-F. 2017. Feral swine in the United States have been exposed to both avian and swine influenza A viruses. Appl Environ Microbiol 83:e01346-17. https://doi.org/10.1128/AEM.01346-17

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags