TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

O perfil de ácidos gordos na dieta da porca altera o metabolismo da gordura e a composição de AG nos leitões desmamados

A administração de PUFA a porcas gestantes e lactantes aumenta beta-oxidación de AG em porcos depois do desmame, o qual poderia ajudar a mobilização de reservas corporais nesse periodo crítico.

29 Agosto 2013
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A composição corporal de lípidos depende em grande medida da ingesta prévia de gorduras. Em porcas lactantes a gordura da dieta é principalmente transferida para as glândulas mamárias, incrementando a concentração de lípidos no leite e modificando a composição de ácidos gordos (AG) do leite e dos tecidos dos leitões. O objectivo deste estudo foi avaliar a influência da adição de 35g/kg de diferentes fontes de gordura (banha vs. óleo de girassol) nas dietas de porcas sobre a composição de ácidos gordos (AG) nos tecidos da progénie ao desmame e uma semana depois do desmame (28 e 35 dias de idade). Vinte porcas multíparas (Landrace × Large White) com um peso vivo (PV) de 276,5 kg foram distribuídas por dois tratamentos que se diferenciavam na fonte de gordura: banha (B) e óleo de girassol (OG) desde o dia 35 da gestação e durante a lactação. Um leitão por porca foi abatido imediatamente depois do desmame (dia 28) e outro foi alojado individualmente e abatido uma semana depois do desmame (dia 35).

Não foram observadas diferenças entre os tratamentos para PV, consumo de alimento, tamanho da ninhada, taxa de sobrevivência e peso total da ninhada. Com a inclusão de B na dieta das porcas, aumentou a concentração (P <0,01) de C18: 1 n-9 e reduziu-se a de C18: 2 n-6 tanto no colostro como no leite, em comparação com a inclusão de OG (P <0,01). As porcas alimentadas com a dieta B tiveram maior (P <0,001) concentração de C16: 0 e C18: 1 n-7 no colostro que as alimentadas com OG. Foi observado um efeito do tempo no conteúdo de gordura intramuscular nos leitões (P <0,012) uma semana depois do desmame. O tipo de gordura da dieta afectou as concentrações da gordura sub-cutânea da progénie em (P <0,05) C14: 0, C16: 1n-7, C17: 1, C18: 0, C18: 1n-9, C18: 1n-7, C18: 2n-6, C20 : 1n-9 e C20: 3n-9. A concentração intramuscular de ácidos gordos monoinsaturados em porcos foi modificada com o tempo (P <0,001). Além disso, foi encontrada uma interacção entre a dieta da porca e o momento da nossa amostra nos porcos; a diminuição na concentração de FA intramuscular foi mais pronunciada nos porcos procedentes de porcas alimentadas com dietas OG que os procedentes de dietas B.

O tipo de gordura administrada às porcas durante a gestação e lactação altera a composição AG do colostro e do leite, que por sua vez afecta a composição de AG subcutânea e intramuscular dos porcos de desmame. Os porcos de porcas alimentadas com uma dieta rica em PUFA mostraram uma maior mobilização de AG.

J.G. Vicente, B. Isabel, G. Cordero and C.J. Lopez-Bote. (2013) Fatty acid profile of the sow diet alters fat metabolism and fatty acid composition in weanling pigs. Animal Feed Science and Technology, 181 45–53 http://dx.doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2013.02.002

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login