Leia este artigo em:

Efeitos da zearalenona na dieta sobre os ovários de leitões desmamados

O estudo em causa investigou os efeitos de uma dieta com ZEN no desenvolvimento dos ovários nos leitões pós-desmame através da detecção da grelina.

2ª feira 5 Setembro 2016 (há 3 anos 2 meses 8 dias)
gosto

Vários relatórios indicaram que a zearalenona (ZEN) pode aumentar o peso dos orgãos genitais. Estes resultados foram confirmados por muitos estudos nos quais o gene da grelina se expressou no ovário e estava implicado no controlo das células nos tecidos reprodutivos. O antigene nuclear de células em proliferação (PCNA) é um marcador importante da proliferação celular.

O estudo em causa investigou os efeitos de uma dieta com ZEN no desenvolvimento dos ovários nos leitões pós-desmame através da detecção da grelina e a proteína PCNA e a abundância relativa de ARNm mediante microscopia óptica, imunohistoquímica e qRT-PCR. Durante o estudo, um total de 20 leitões (Landrace × Duroc x Yorkshire) desmamados aos 28 dias com um peso corporal médio de 8,74 ± 0,26 kg foram alimentados com una dieta base normal (CON, n=10) ou com uma dieta que continha (ZEN, 1,04 mg / kg, n=10) durante 35 dias.

A proporção dos folículos em crescimento e o diâmetro dos folículos em crescimento maiores no ovários, foram maiores nos leitões alimentados com a dieta com ZEN. As densidades ópticas integradas totais de proteína e ARNm da grelina e PCNA foram maiores nos animais alimentados com a dieta ZEN.

Os resultados sugerem que 1,04 mg ZEN/kg poderia promover a acção autocrina ou expressão do gene da grelina no ovário dos leitões e acelerar ainda mais o desenvolvimento dos ovários (folículos).

Meiling Dai, Shuzhen Jiang, Xuejun Yuan, Weiren Yang, Zaibin Yang, Libo Huang. Effects of zearalenone-diet on expression of ghrelin and PCNA genes in ovaries of post-weaning piglets. Animal Reproduction Science. Volume 168, May 2016, Pages 126–137. doi:10.1016/j.anireprosci.2016.03.006

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags