Propõe-se que o comportamento lúdico é intrinsecamente gratificante para os animais e induz estados emocionais positivos. O efeito psicofisiológico das emoções pode ser avaliado pela variabilidade da frequência cardíaca (VFC), considerada um indicador do equilíbrio simpático-vagal.
Objetivo: Este estudo investigou como a brincadeira influencia a frequência cardíaca (FC) e os parâmetros da VFC (RMSSD, SDNN) em suínos. A hipótese era de que a VFC aumentaria durante e imediatamente após a brincadeira devido à ativação vagal predominante em comparação com o valor basal, indicando um estado emocional positivo.

Métodos: Foram selecionadas porcas (n = 32, 18 e 19 semanas de idade), alojadas em parques padrão parcialmente ripados, para dois tratamentos de brincadeira: Novidade (NOV) e Playpen (PP). As porcas no tratamento de brincadeira foram criadas com estimulação de brincadeira intermitente (3 vezes por semana) a partir das 10 semanas de idade. Para o registo da VFC, a brincadeira foi promovida durante 15 minutos em pares de porcas dentro do tratamento, com novos objetos destrutíveis fornecidos no parque (NOV, 1 m2/porca) ou numa área de brincadeira fechada proporcionando espaço adicional (PP, 2,9 m2/porca). A VFC foi medida durante uma sessão de brincadeira em três períodos consecutivos: (i) linha de base (antes da sessão de brincadeira, sem brincadeira), (ii) sessão de brincadeira (expressão da brincadeira) e (iii) pós-brincadeira (imediatamente após a sessão de brincadeira).
Resultados: Vinte e seis porcas brincaram pelo menos uma vez. Os episódios de brincadeira duraram entre 10 e 30 s (10 s: n = 60; 20 s: n = 18; 30 s: n = 6). Nos episódios de 10 s, comparativamente ao período basal, o RMSSD foi maior durante a brincadeira (p = 0,027) e após a brincadeira (p = 0,015), enquanto o SDNN aumentou durante a brincadeira (p ≤ 0,001) e após a brincadeira (p = 0,008), mas apenas quando o animal se estava a mover (porca a mover-se para a frente: a andar ou a correr). A FC não diferiu entre os períodos, mas foi superior durante o movimento (p = 0,003). Os episódios de 20 s seguiram a mesma relação, com apenas diferenças numéricas, enquanto a VFC nos episódios de 30 s não diferiu. Os tratamentos não influenciaram a VFC.
Conclusão: Os resultados sugerem que a brincadeira aumenta a variabilidade da frequência cardíaca, sendo que este efeito persiste imediatamente após a brincadeira, indicando que a brincadeira contribui para estados emocionais positivos nos suínos. A atividade física relacionada com a brincadeira influencia a variabilidade da frequência cardíaca. Brincadeiras mais dinâmicas e energéticas, que incluam movimento, podem ser mais gratificantes para os suínos. Este estudo fornece evidências para avaliar as emoções positivas nos suínos e sublinha a importância de incorporar experiências gratificantes nas práticas pecuárias convencionais.
Steinerová K, Krause A, Parker SE and Seddon YM (2025) Exploring the effect of play on heart rate variability as a measure of positive emotional states in pigs. Front. Vet. Sci. 12:1518153. doi: 10.3389/fvets.2025.1518153