X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito de aditivo fitogénico sobre incidência de diarreia, histomorfologia intestinal e excreção fecal de Escherichia coli enterotoxigénica F4 em leitões pós-desmame

A suplementação com um aditivo alimentar fitogénico em leitões desafiados com Escherichia coli enterotoxigénica com fímbrias F4 reduziu a prevalência da excreção fecal de E. coli e melhorou a histomorfologia jejunal.

31 Julho 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Objectivo: Este estudo investigou os efeitos de um aditivo alimentar fitogénico composto por uma mistura de ervas, extratos de plantas e óleos essenciais das famílias Lamiaceae, Schisandraceae, Zingiberaceae e Fabaceae na pontuação fecal, histomorfologia intestinal e excreção fecal de Escherichia coli enterotoxigénica fimbriada F4 (F4-ETEC) em leitões pós-desmame.

Métodos: Trinta leitões desmamados com 31 dias de idade foram distribuídos aleatoriamente por três grupos de tratamento. O grupo controlo positivo (CP) recebeu colistina na água de bebida do 8º ao 14º dia após o desmame e a mesma dieta basal do grupo controlo negativo (CN). O grupo de tratamento recebeu a dieta basal suplementada com um aditivo fitogénico (1 g/kg de ração). O ensaio teve a duração de 21 dias. No 9º dia após o desmame, todos os leitões foram desafiados oralmente com 3,0 × 10 UFC/leitão da estirpe F4-ETEC.

Resultados: Os leitões do grupo CP apresentaram maior consistência fecal do que os leitões dos grupos CN e suplementado com aditivo fitogénico. A suplementação com o aditivo fitogénico resultou numa menor percentagem de leitões a excretar F4-ETEC nas fezes entre os dias 4 e 7 pós-exposição em comparação com o grupo CN (p < 0,05), mas maior percentagem em comparação com o grupo CP entre os dias 3 e 7 pós-exposição (p < 0,05). O número de células caliciformes no jejuno dos leitões suplementados com o aditivo fitogénico foi superior ao dos leitões CN e CP (p < 0,01). A densidade de células caliciformes no jejuno dos leitões suplementados com o aditivo fitogénico foi superior à dos leitões CP (p < 0,05) e semelhante à dos leitões CN (p > 0,10). A espessura do muco no jejuno dos leitões suplementados com o aditivo fitogénico foi semelhante à dos leitões CN e CP (p > 0,10).

Conclusão: A suplementação com o aditivo fitogénico em leitões desafiados com F4-ETEC reduziu a prevalência de excreção fecal de E. coli e melhorou a histomorfologia jejunal.

Alberto T-P, Keiner A, Le Gall M, Molist F, Guan X, Middelkoop A, Jiménez-Moreno E, Balfagón A, Mantovani G, Nofrarías M, et al. Impact of a Phytogenic Feed Additive on Diarrhea Incidence, Intestinal Histomorphology and Fecal Excretion of F4-Fimbriated Enterotoxigenic Escherichia coli in Post-Weaning Piglets. Stresses. 2025; 5(1):8. https://doi.org/10.3390/stresses5010008

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista