Na produção suína, o período mais stressante para os leitões é o desmame, durante o qual a microbiota intestinal é desequilibrada, a integridade da barreira intestinal fica comprometida e a suscetibilidade aos agentes patogénicos aumenta. Isto leva frequentemente à diarreia pós-desmame, com consequências como atraso no crescimento, morbilidade e perdas económicas.
Objetivo: Este estudo investigou os efeitos da suplementação alimentar com xilooligossacarídeos (XOS) no rendimento de crescimento e na saúde intestinal de leitões com diarreia pós-desmame de ocorrência natural.

Métodos: Um total de 216 leitões foram distribuídos por três grupos de tratamento: 0 mg (controlo), 50 mg (XOS-50) ou 500 mg (XOS-500) de XOS por kg de ração, desde o desmame (28 dias de idade) até ao final dos 54 dias. O rendimento produtivo foi avaliado e doze animais por tratamento foram abatidos nos dias 22 e 54 para recolha do conteúdo digestivo do duodeno, jejuno, íleo, ceco, cólon e reto, seguida de análise de expressão génica e histomorfológica.
Resultados: O XOS-500 melhorou o peso nos dias 22 e 54, embora não tenha afetado o ganho médio diário, o consumo médio diário de ração ou a taxa de conversão alimentar. A diversidade alfa da microbiota intestinal não foi afetada pelo XOS, mas a diversidade beta no jejuno diferiu entre os grupos controlo e XOS-500 no dia 22. A riqueza de Chao no jejuno apresentou uma correlação positiva com o peso no dia 54, enquanto no íleo apresentou uma correlação negativa com o consumo diário de ração. A Salmonella estava presente em todos os grupos, não havendo diferenças na abundância, mas os níveis apresentaram uma correlação negativa com a diversidade alfa. O XOS aumentou a abundância de Lactobacillus (dias 22 e 54) e Clostridium XI (dia 22), enquanto reduziu a de Veillonellaceae spp. (dia 22). A administração de XOS diminuiu a densidade de células caliciformes no jejuno no dia 22, mas aumentou-a no duodeno e no jejuno, além de reduzir a profundidade das criptas duodenais no dia 54. Aumentou também a expressão dos genes das proteínas de junção estreita CLDN2, CLDN3, ALPI e ZO-1 e reduziu a expressão da citocina IL-8.
Conclusão: Estes resultados reforçam o potencial dos xilooligossacarídeos para melhorar o crescimento e a saúde intestinal dos leitões com diarreia pós-desmame de ocorrência natural, visando a manutenção da produtividade e a melhoria do bem-estar.
Stanley JS, Mansbridge SC, Bedford MR, Connerton IF, Mellits KH. Prebiotic xylo-oligosaccharides modulate the gut microbiome to improve innate immunity and gut barrier function and enhance performance in piglets experiencing post-weaning diarrhoea. Microorganisms; 2025; 13(8), 1760. https://doi.org/10.3390/microorganisms13081760
