X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da relação Trp:Lis sobre rendimento reprodutivo da porca em lactação

Dada a grande melhoria do rendimento reprodutivo das porcas nas últimas décadas e a que algumas investigações recentes indicam um aumento das necessidades de triptófano (Trp) nas porcas lactantes, estas necessidades durante esta fase deverão ser revistas.

5 Janeiro 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Dada a grande melhoria do rendimento reprodutivo das porcas nas últimas décadas e a que algumas investigações recentes indicam um aumento das necessidades de triptófano (Trp) nas porcas lactantes, estas necessidades durante esta fase deverão ser revistas.

O objectivo deste estudo foi determinar os efeitos da relação entre o Trp e a lisina (Lis) da dieta sobre o rendimento das porcas lactantes. Com base na paridade, peso corporal e gordura dorsal, 30 porcas primíparas e 195 multíparas (Landrace × Yorkshire) foram distribuídas por 5 tratamentos dietéticos segundo um desenho de blocos completos, ao acaso, de 5 blocos por data de parto. As 5 dietas experimentais continham 0,16%, 0,19%, 0,23%, 0,26% ou 0,29% de digestibilidade ileal standartizada (DIS) Trp e o nível de Lis DIS foi idêntico (0,87%) para todas as dietas, resultando nas relações Trp:Lis de 0,18, 0,22, 0,26, 0,30 e 0,33, respectivamente. As porcas receberam as dietas atribuídas desde o dia 109 de gestação até ao desmame. O tamanho da ninhada foi homogeneizado para 10-12 leitões nos 2 dias posteriores ao parto. A duração média da lactação foi de 19 dias e não foi facultado "creep feed”. Os registos avaliados foram as alterações no peso corporal e na gordura dorsal da porca, o intervalo entre desmame e estro, o tamanho e peso da ninhada, a mortalidade dos leitões antes do desmame e também o rendimento do parto seguinte (total de nascidos vivos, nascidos mortos e mumificados).

Foi observado um padrão quadrático de perda de peso corporal, perda de gordura dorsal e também uma tendência para o consumo médio diário (CMD) com o aumento do nível de Trp apenas para as porcas primíparas lactantes. As perdas foram mínimas com uma relação de 0,25 Trp:Lis DIS (0,22 Trp) e o CMD foi maximizado com a relação Trp:Lis DIS de 0,22 (0,19% DIS Trp) de acordo com um modelo de análise de regressão segmentada. A mortalidade dos leitões das porcas multíparas diminuiu linearmente com o aumento de Trp na dieta e a mortalidade reduziu notavelmente quando a relação Trp:Lis DIS alcançou 0,26 (0,23% Trp DIS). Por outro lado, o número de leitões nascidos mortos de porcas multíparas no parto seguinte diminuiu linearmente com o incremento do nível de Trp.

Em conclusão, os resultados indicam que a relação óptima de Trp:Lis para porcas lactantes está entre 0,22 e 0,26.

Fan, Z. Y., Yang, X. J., Kim, J., Menon, D., & Baidoo, S. K. (2016). Effects of dietary tryptophan: lysine ratio on the reproductive performance of primiparous and multiparous lactating sows. Animal reproduction science, 170, 128-134. http://dx.doi.org/10.1016/j.anireprosci.2016.05.001

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista